Se durante o verão todos os caminhos nos levam até o litoral de Santa Catarina, no inverno os holofotes mudam o foco e quem brilha é a serra. Portanto, se você está se preparando para visitar a região justamente nesta época do ano, é bom que você saiba de pelo menos 3 coisas. Veja:
1 – Não é certo que você verá neve

Sim, a Serra Catarinense é a região do país onde o fenômeno ocorre com mais frequência, porém não é tão frequente quanto na Europa ou América do Norte, é claro. Então se você está planejando sua viagem justamente com o objetivo de ver neve, sugiro que acesse este link, e entenda melhor sobre o assunto: Saiba quais as condições climáticas necessárias para haver neve em Santa Catarina.
2 – O frio lá é maior do que você imagina

Não é novidade pra ninguém que faz muito frio na Serra Catarinense durante o inverno, mas acredite, não há nada igual em nenhuma outra região do país e você precisa saber disso! O frio que faz em São Paulo, por exemplo, é refresco na serra… esteja preparado e não economize na quantidade de roupas que colocará em sua mala.
3 – Não vá “com a cara e a coragem”, planeje antes

Se pretende primeiro chegar em Urupema, por exemplo, e só depois procurar por serviços de hospedagem, aborte essa ideia! A Serra Catarinense recebe muitos turistas durante o inverno, então é importante que você faça sua reserva com uma certa antecedência, ou correrá um sério risco de não encontrar vagas disponíveis.