3 motivos para conhecer Criciúma-SC

Colonizada por imigrantes italianos e, em menor número, por poloneses, alemães, africanos, portugueses e árabes, Criciúma é a maior cidade da região Sul catarinense. Sua economia cresceu em torno da exploração do carvão e, mais recentemente, da indústria cerâmica. Na cidade, há museus e minas abertas à visitação que resgatam a trajetória histórica do município, além de outras atrações como igrejas, grutas, parques, centros culturais, cinemas e boas opções gastronômicas e de vida noturna. A Festa das Etnias, o Festival Internacional de Corais, a Casa Pronta e a Feira Sul Metal e Mineração são os principais eventos de Criciúma, que é um dos destaques catarinenses em turismo de eventos.

Veja abaixo 3 motivos para visitar a cidade:

 

1 – Festas Típicas

Festa das Etnias em Criciúma
Festa das Etnias em Criciúma

A mais famosas delas, Festa das Etnias,  celebra as tradições dos colonizadores e imigrantes (italianos, poloneses, africanos, alemães e portugueses) com apresentações folclóricas, gastronomia típica e atrações nacionais e internacionais. Tem duração de 9 dias, em setembro. No Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski.
www.festadasetnias.com.br

 


2 – Museus

Museu Augusto Casagrande em Criciúma
Museu Augusto Casagrande em Criciúma

Museu Augusto Casagrande
Datado de 1920 e mais conhecido como Casarão, o sobrado tipicamente italiano preserva peças de arte indígena, objetos do auge da mineração, roupas, armas, móveis, utensílios e fotografias. Segunda a sexta, 8h30 às 12h e 13h às 17h.
Rua Cecília Darós Casagrande, s/n, Comerciário.
Fone: (48) 3445-8844

Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi
Guarda documentos, fotos e objetos que contam parte da história da Ferrovia Tereza Cristina. A edificação de 1920, construída para servir de residência ao agente responsável pela estação, foi demolida e reconstituída posteriormente. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.
Av. Centenário, s/n, Centro.
Fone: (48) 3445-8855

Museu de Zoologia “Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski¨ – Unesc
Preserva um amplo acervo composto por animais da Mata Atlântica e exemplares de fauna marinha. Oferece visitas (gratuitas e mediadas) e outras atividades, sendo inclusive reconhecido com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação por suas ações e práticas educativas. Visitas mediadas de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Av. Universitária, 1105, Bloco da Biblioteca, sala 8, Campus Unesc.
Fone: (48) 3431-2573
www.unesc.net/museudezoologia
museudezoologia@unesc.net

Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense
Abrange arqueologia, documentação sobre a cultura do carvão e a colonização da região sul catarinense, zoologia, botânica, antropologia e cultura popular. Segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Exposições ao ar livre, segunda à sexta, 8h às 22h30; sábado, 8h às 17h30.
Av. Universitária, 1105, Bloco da Biblioteca, sala 8, Campus Unesc.
Fone: (48) 3431-2573




3 –  Parques

Parque das Nações em Criciúma
Parque das Nações em Criciúma

Parque Centenário
Compreende o Paço Municipal Marcos Rovaris, o Memorial Dino Gorini, o Centro Cultural Santos Guglielmi, o Centro Esportivo Olavo Sartori e o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. O parque foi inaugurado em 1980 para comemorar os 100 anos da cidade.
Rua Domênico Sônego, 542, Santa Bárbara.
Fone: (48) 3431-0200.

Parque das Nações Cincinato Naspolini
As atrações incluem miniferrovia turística, mirante, palco para apresentações artístico-culturais, pista de caminhada, ciclovia, quadras esportivas e cancha de bocha, além de área verde com plantas nativas e exóticas. Diariamente, 6h às 23h.
Av. Centenário, s/n, Próspera.
Fone: (48) 3445-8727.

Fonte: Santur

Comentar

Comentários