5 coisas que você só vê em Santa Catarina

Mora em Santa Catarina ou conhece o estado? Então é bem provável que você irá concordar com a lista abaixo: 🙂

 

1 – Os motoristas param para os pedestres atravessarem nas faixas de segurança

faixa de pedestres

Tá bom, eu sei, esta não é uma afirmação 100% verdadeira, mas quem conhece bem outras regiões do país, certamente sabe que estamos, como dizem por aí: “bem na fita”.

 

2 -Tainha boa e fresca

Pesca de tainha

A razão par isto é bem simples: as tainhas pequenas “entram” na Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, se desenvolvem e depois sobem o litoral brasileiro. A “mágica” da coisa está no fato de que ela atinge sua “melhor forma” (tamanho, peso, sabor etc) quando está justamente atravessando o litoral catarinense!

As tainhas que são capturadas aqui estão ideais para o consumo. “Ah, mas e se peixarias de outras regiões comprarem tainhas que foram capturadas em Santa Catarina?” Bom, isto ocorre muito, claro, mas não serão frescas.  Em São Paulo, por exemplo, a tainha ou é boa, ou é fresca: boa quando é trazida do litoral catarinense, e fresca quando pescada no próprio litoral paulista, mas nesse caso, segundo dizem os entendidos,  elas já “passaram do tamanho ideal” e o sabor não é o mesmo.

 

3 – Belas praias para o seu verão, neve para o seu inverno

Ilha do Campeche e Canoinhas com neve durante o inverno

Santa Catarina é um estado ímpar, tanto por sua beleza quanto pelo seu clima diferenciado: durante o verão, faz muito calor e temos mais de 500 belas praias a nossa disposição, já nos meses de inverno, é possível presenciar a ocorrência de neve em algumas cidades da Serra Catarinense. É mole?




4 – Única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia

Balé Bolshoi em Joinville

Sim, a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia fica em Santa Catarina, mais precisamente em Joinville, e hoje é um dos maiores orgulhos da cidade e de todos os catarinense.

Tudo começou quando em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou. Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa.




5 – Pessoas falando alemão como se fosse nossa língua oficial

Festa do Imigrante - Timbó

Se você já esteve na cidade de Pomerode, por exemplo, certamente já se deparou com moradores locais falando alemão, certo? Pois é, as colônias alemãs em Santa Catarina seguem sendo as mais “preservadas” de todo o Brasil, nessas regiões a cultura européia é levada muito a sério e atravessa gerações.

Comentar

Comentários