Ponte Hercilio Luz: Quase 90 anos!

9

Um ícone do turismo catarinense a ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo, tem 821 metros de comprimento, sua estrutura em aço tem peso aproximado de cinco mil toneladas, as duas torres principais tem 74 metros de altura e 31 metros com relação ao nível do mar.

Inicialmente chamada de Ponte da Independência porém em homenagem póstuma ao seu idealizador Hercílio Luz, sua construção durou de novembro de 1922 a maio de 1926, todo material foi importado dos Estados Unidos ao custo total de 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis — praticamente o dobro do orçamento do Estado à época, levou 50 anos para ser pago e serviu para consolidar Florianópolis como capital e centro administrativo do estado já com 40.000 habitantes.

Por medida de segurança foi fechada em 1982, reaberta em 1988 para pedestres, bicicletas, motocicletas e trafego com tração animal, porém fechada novamente desde 04 de julho de 1991, por representar perigo constante à vida das pessoas, e tombada como patrimônio histórico aos 71 anos de idade.

É certo que muita coisa tem se falado sobre a ponte e sua restauração, que dura anos e parece que cada vez vai demorar mais, porém é inegável a beleza desta jovem anciã e não me canso de admira-la quando a vejo, de dia ou de noite, por que ela representa  este universo extremamente lindo de paisagens, pessoas igualmente bonitas e educadas, vindas de varias partes do Brasil e do mundo também, enfim representa a entrada para a ilha da magia, e no final da história é isto que é importante, embora não possamos passar por ela.

Por sorte ser fundo de belíssimas fotos não a deixou desgastada com o tempo, porque acredito ser uma das paisagens mais fotografadas e postadas na internet.

Não deixe de vê-la na passagem do ano, cai uma cortina de fogos que faz qualquer um babar e saltar de felicidade, porque depois de ver um espetáculo como este, certamente ter´s um ano maravilhoso.

Viva a ponte Hercílio Luz, Viva a Bela e Santa Catarina!

Comentar

Comentários