A grande marca desta região, também chamada de de Vale Europeu, e localizada no Vale do Itajaí, é a herança dos colonizadores italianos, alemães, poloneses, austríacos e portugueses.
Por onde se passa, a cultura europeia é evidente e nos convida a conhecer um pouco mais sobre a história e algumas curiosidades sobre a região. A baixo, listei 5 cidades do Vale Europeu que você não pode deixar de visitar.
1 – Pomerode
Pomerode é considerada a cidade “mais alemã” de Santa Catarina. São mais de 300 casas em estilo enxaimel, que fizeram a Prefeitura reivindicar o título de município, fora da Alemanha, com o maior número de construções desse tipo. alem da arquitetura outra nota alta vai para a gastronomia.
2 – Ibirama
O grande destaque da cidade são as riquezas naturais do município, que possui inúmeros rios, cachoeiras, piscinas naturais, grutas e montanhas. Outra atração são as antigas casas de campo, os moinhos com rodas-d’água e os prédios de arquitetura colonial, herança da colonização germânica. Um passeio recomendado é rafting.
3 – Blumenau
Blumenau dispensa apresentações. A cidade é o principal polo econômico e turístico do Vale do Itajaí, além de dona da maior festa alemã das Américas, a famosíssima Oktoberfest.
4 – Botuverá
A cidade possui belíssimas cachoeiras, entretanto o destaque fica por conta da Caverna de Botuverá. A caverna é a maior do Sul do Brasil e o cenário em seu interior é simplesmente fascinante.
5 – Presidente Getúlio
A cidade, que também é conhecida como “Vale das Cachoeiras”, possui mais de 70 cachoeiras espalhadas por todo o município. A região é bastante procurada pelos praticantes de rapel, cascading, trekking e voo livre. Traços da colonização alemã, italiana e suíça estão evidentes na região, principalmente na culinária.