Mitos e verdades sobre Florianópolis!

Ponte Hercílo Luz

Floripa está na moda, é capa de jornal e elogiada pelo New York Times e visitada por milhares turistas todos os anos. Bom, se você ainda não conhece a cidade, separei abaixo alguns mitos e verdades sobre esta que é a capital com melhor qualidade de vida do Brasil. Vejam:

 

1 – O Florianopolitano é antipático

MITO. Tanto que a revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, pediu para que seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo, e adivinhem qual cidade ficou em primeiro lugar? Sim, ela mesma! Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa e colocaram Florianópolis como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as citadas!

 

2 – Florianópolis possui 100 praias

VERDADE. Ao menos é o que defende o pesquisador de Ciências Humanas e Sociais Nereu do Vale Pereira, que transformou a curiosidade sobre a quantidade de praias de Florianópolis em trabalho. Ele mesmo peregrinou do setor ilhéu ao continental da cidade, considerando marcos geográficos e ouvindo dos moradores as histórias de cada praia visitada. No levantamento, entraram na conta praias formadas em lagoas e em outras 31 pequenas ilhas que integram o município, como a Ilha de Ratones. Para Pereira, praias são “todo debruçar de mar, rios e lagos, seja sobre areia, terra, pedra ou capim”, com delimitações naturais, como recortes ou elevações da parte terrestre. Todas as encontradas pelo professor no município estão elencadas no livro Descortinando as 100 belas praias de Florianópolis.

 

3 – O turismo é a principal atividade econômica da cidade

MITO. O setor que mais contribui para o PIB da capital catarinense não é o turismo, mas sim o setor de tecnologia! A cidade é um dos principais polos tecnológicos do pais, sendo considerada, inclusive, como o Silicon Valley brasileiro.

 

4 – Floripa é uma cidade segura

VERDADE. Sim, isto é verdade, ao menos para os padrões brasileiros, que fique bem claro! Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou a capital catarinense como a segunda mais segura do país para os jovens, e a ONU a declara como a capital com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes do Brasil.

 

5 – Tem mais gaúchos em Floripa do que manezinhos

MITO. Embora, de fato, Floripa receba milhares de migrantes gaúchos todos os anos, também como paulistas e paranaenses, dizer que os manezinhos “nativos” são minoria é um exagero.

 

Bônus – A Ponte Hercílio Luz ficará pronta em breve

Bom, essa deixarei para vocês responderem nos comentários abaixo hahahaha 😉

Comentar

Comentários