Jaraguá do Sul terá primeiro parque natural público!

Área onde funciona o Centro Interpretativo da Mata Atlântica é utilizado para atividades de educação ambiental

A criação do primeiro parque natural público de Jaraguá do Sul já tem projeto, está recebendo sugestões da população – foram 20 em dois dias – e será oficiamente apresentado em audiência pública no dia 27.

A área de 41 hectares no Morro do Stingher, na Barra do Rio Cerro, pertence ao município e, desde 2005, o Instituto Rã-bugio têm autorização para desenvolver atividades de educação ambiental, pesquisa e conversação. A ONG, uma das mais respeitadas e premiadas mundialmente, é parceira na criação da Unidade de Conversação – já prevista no Plano Diretor de 2007.

Tanto a Fujama quanto o Instituto são taxativos em afirmar que não haverá alteração nas atividades já desenvolvidas hoje. O Parque poderá ainda abrir para visitações guiadas ao público em geral, aumentando a utilização do espaço sem colocar em risco as 113 espécies de mamíferos, anfíbios, répteis e aves; os quatro cursos d’água e a diversidade da flora. Esta Unidade de Conversação é o primeiro passo para a construção de um cinturão verde, que se estenderia desde o Morro da Antena até a região de Pedra Branca. A Fujama está recebendo sugestões de nome para o local, que será decidido através de votação, mas uma das propostas é que seja Parque Rã-bugio.

Plano de Manejo

Quando oficializado – a previsão é que isto aconteça ainda este ano, se não houver impedimentos – o Parque poderá receber recursos federais para conservação. Para isso, o município precisa elabora um Plano de Manejo, onde especifica os critérios de uso e detalha as espécies nativas e as invasoras. Atualmente, Santa Catarina conta com 65 Unidades de Conservação – Blumenau é o campeão, com oito áreas preservadas.

Down hill

O presidente da Federação Catarinense de Mountain Bike, Ildefonso Derchtord, mandou avisar que o evento promovido em Schroeder no final de semana tinha entrada gratuita e não se trata de setor público, e sim de uma sociedade sem fins lucrativos. Sobre a ambulância, a entidade recorreu ao apoio da prefeitura porque os Bombeiros Voluntários, habituais parceiros, estavam sem disponibilidade.

Queima de estoque

Quase 80 lojas participam do Feirão de Inverno na Arena, que começa hoje, às 18h, e segue até domingo. Roupas, calçados, acessórios e decoração estarão com 70% de desconto, mas todos os produtos tem garantia de procedência – diferente dos eventos itinerantes, garantem os organizadores. Como os termômetros não ajudaram as vendas este ano, os lojistas esperam esvaziar os estoques.

Transparência

As prefeituras de Jaraguá do Sul ganhou mais 90 dias para adequar o Portal da Transparência com as informações exigidas pelo Ministério Público. Já o município de Corupá alega que está com o site em dia, mas a Justiça exigiu que sejam apresentadas provas no prazo de dez dias.

Mobilidade

Ficou para a próxima segunda-feira, dia 17, o encontro do Instituto Jourdan com os observadores do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Na reunião, a empresa Urbtec presta contas sobre o trabalho que vem sendo feito através de pesquisas para a elaboração de um diagnóstico do trânsito e do transporte coletivo.

Guincho

A Polícia Militar já pode apreender veículos irregulares, pelo menos em Schroeder. É que o município conseguiu formalizar o serviço de guincho com a empresa Dois Irmãos – depois de três tentativas frustradas de licitação. Em Jaraguá do Sul e Guaramirim, o problema ainda não foi resolvido.

Amvali

O programa de regularização fundiária Lar Legal será discutido entre os prefeitos do Vale do Itapocu, na próxima reunião da Amvali, dia 20. Os investimentos da Fiesc na região e a taxa de iluminação pública (Cosip) também estão na pauta.

Portal do relógio

A entrada de Guaramirim pela rua 28 de Agosto ficará em meia pista nesta sexta, até o meio-dia, para a troca do relógio. No final de semana, a interdição será total enquanto as equipes lixam, pintam e reformam o pórtico.

Por: Débora Remor – www.diariocatarinense.clicrbs.com.br

Comentar

Comentários