Os apaixonados por frutos do mar, principalmente pela ostra, não podem perder a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana, a Fenaostra, que acontece em Florianópolis entre os dias 16 e 20 de setembro.
O lançamento da festa ocorreu nesta quinta-feira, no Museu da Escola Catarinense. No local, foram apresentadas as novidades da edição deste ano do evento. Conforme a diretora de eventos da Secretaria Municipal de Turismo, Sara Silveira, a inovação será ahomenagem ao novo Mercado Público de Florianópolis.
_ Vamos prestar uma homenagem a este patrimônio histórico, durante os cinco dias de festa. Cada um dos espaços terá a sua denominação encabeçada pela palavra mercado. Exemplo, mercado da cachaça, mercado gastronômico ou mercado do pescador _ explica.
Também haverá um espaço dedicado ao título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, concedido à cidade em 2014. Nele serão expostas peças de cerâmicas produzidas pelo projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, que é vinculado ao programa Florianópolis Cidade Criativa. O evento contará, ainda, com 21 espaços gastronômicos, além do caminhão do peixe.
_ Os visitantes poderão saborear dezenas de pratos feitos a base de ostra, como lasanha, risoto, gratinada, ao bafo e in natura, além de pratos feitos com outros frutos do mar e também aprender a preparar 12 receitas nas oficinas gastronômicas _, conta a diretora.
Funcionamento
A Fenaostra acontece de 16 a 20 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis. Oingresso custará R$ 5 para o público em geral e meia entrada para estudantes e idosos.
De quarta a sexta-feira, os portões vão abrir às 18h e fecharão à 1h. E, no sábado e domingo, será das 11h à meia-noite.
Fonte: www.diariocatarinense.clicrbs.com.br