Quando pensamos em viajar para Florianópolis, logo imaginamos as praias lindas, pessoas bonitas, festas incríveis!
Mas Floripa tem muito mais para conhecermos. É uma cidade de colonização portuguesa, que preserva características da sua colonização e cultura em alguns bairros, a culinária é voltada principalmente aos frutos do mar, além de abrigar projetos de recuperação e soltura de animais em extinção…
O melhor é poder conhecer tudo isso, além das praias, em qualquer época do ano. O outono é uma época em que já temos uma temperatura mais amena, mas com muitos dias ensolarados. Um clima ótimo para passeios culturais e gastronômicos.
Então, selecionamos 5 passeios bacanas para fazermos em Florianópolis, com ou sem as crianças, já que nosso foco é viajar em família, mas acabam sendo passeios pra todos os tipos de viajantes.
1 – Passear no CENTRO DA CIDADE. E ver a figueira centenária na Praça XV de Novembro. Diz a lenda que quem dá uma volta na árvore visita mais uma vez a cidade, duas voltas são para namorar e três para casar (rs).
A partir da Praça XV, a pé, você pode conhecer a Catedral Metropolitana de Florianópolis e, passando pela Rua Felipe Schmidt, chegar ao Mercado Público para se deliciar com comidas típicas, comprar artesanato e apreciar a arquitetura luso-brasileira.
De qualquer bairro você tem a opção de utilizar o transporte público e, indo até o terminal urbano, no Centro, já estará bem perto da Praça XV.
Se for de carro, poderá estacionar nos locais indicados pela ”Zona Azul”. Há sempre funcionários da Prefeitura uniformizados cobrando o valor do estacionamento. Ou ainda os estacionamentos particulares. Reserve um período, manhã ou tarde.
2 – Visitar o PROJETO TAMAR, na Barra da Lagoa. No Centro de Visitantes há um trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.
O passeio rende um período e podemos observar as tartarugas nos tanques, tem espaço infantil, sala de vídeo e exposições, e até a loja do TAMAR. As crianças adoram! E os adultos também!!
3 – Visitar o PROJETO LONTRA, instalado na sede do Instituto Ekko Brasil, na Lagoa do Peri.
O projeto tem como objetivo principal desenvolver estudos científicos sobre este animal e recebe turistas em duas modalidades: em visitas guiadas voltadas à educação ambiental e turismo de conservação, onde o turista pode participar como ecovoluntário.
“Costa da Lagoa – Lagoa da Conceição”
4 – Passeio de barco para a COSTA DA LAGOA, na Lagoa da Conceição. Partindo da Ponte de Lagoa, os barcos saem em horários específicos. Mas também é possível fretar uma embarcação.
Reserve um dia ensolarado para fazer este passeio e curta pelo caminho uma vista linda, a ondulação da água, o azul do céu, as gaivotas, as montanhas verdes e suas casas meio escondidas…
Então, chegamos ao povoado da Costa da Lagoa, cujo acesso é feito de barco ou por uma trilha de cerca de uma hora em meio à mata atlântica. Crianças a partir de seis anos já conseguem fazer a trilha, as vezes com uma ajudinha dos adultos (Rs).
Lá, há pequenas paradas numeradas para os barcos, que funcionam como pontos de ônibus e dão acesso às casas dos moradores e aos restaurantes de comidas típicas deliciosos à beira da lagoa. Enquanto espera a comida chegar, tome um banho de lagoa… Imperdível!
5 – Almoçar no RIBEIRÃO DA ILHA, ao sul de Florianópolis, que tempos atrás valia a visita pelo rico cenário de herança açoriana.
Atualmente, é onde fica o maior pólo de cultivo de ostras, e que transformou o lugar em um centro gastronômico. Diz que ”aqui se cria, aqui se prova”.
Bom, esses são nossos passeios favoritos em Floripa, já fizemos mais de uma vez, com e sem as crianças!
E podem ser feitos em qualquer estação do ano.
E aí, quando você vem? 🙂
Elisa Moreira
Consultora de turismo, colaboradora, dona de pousada na Ilha da Magia.
Publica suas viagens com familia no blog emanarporai.wordpress.com