O que é sensação térmica e como ela é calculada

termometro são joaquim

Não raramente você vê nos noticiários informações do tipo: “hoje fez -5 graus em Urupema, mas a sensação térmica chegou a -29”. Mas afinal, o que é sensação térmica e como ela é calculada?

:: O que é sensação térmica e como ela é calculada?

A temperatura que o termômetro marca nem sempre é a temperatura que nós sentimos na pele, e isto pode ser melhor explicado por Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet):

“É a diferença entre o que o aparelho registra e o que o corpo humano de fato sente nas condições de um lugar em um determinado momento. Para calculá-la, usamos uma tabela que leva em conta algumas variáveis, como a temperatura e a intensidade do vento, no caso de temperaturas mais frias”.




:: Exemplificando…

Trocando em miúdos, seria mais ou menos assim: quando você liga um ventilador num dia quente, o vento produzido pelo aparelho ajuda a tirar o calor de seu corpo e você sente “mais frio” (ou menos calor), mas a temperatura do ar não é alterada.

Ou seja, em dias frios, quando a temperatura do ar está em 5 º C, por exemplo, o vento “rouba” ainda mais o calor do seu corpo, e você sente mais frio do que realmente está. 🙂

Comentar

Comentários