A cidade de Jacinto Machado é a porta para a Rota dos Canyons em SC

O ecoturismo catarinense tem um destaque, que é a cidade de Jacinto Machado.
O município é o principal acesso para o Canyon Fortaleza, que além de ser o maior da região é considerado um dos maiores do Brasil, com 7,5 km de extensão chegando até 1.160 metros de altura. Suas trilhas centenárias eram usadas por tropeiros, com cachoeiras, piscinas naturais e rios pedregosos fazem deste passeio uma grande aventura temperada com adrenalina e emoções indescritíveis, e deve sempre ser feita com guias credenciados para maior segurança.
O município de Jacinto Machado, chamada de porta dos canyons também é conhecida por artesanatos típicos e festas como Banarroz, Festa do Colono e Rodeio Crioulo Nacional.É sem duvida um paraíso para amantes do ecoturismo e esportes de aventura, como trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa.

 

Rota dos canyons fortaleza

Canyon Fortaleza – Aparados Da Serra

 

Trilha de aproximadamente 6 horas pelo interior do Cânion Fortaleza, atravessando a exuberante mata nativa e o leito do Rio da Pedra, passando por trechos de alto grau de dificuldade. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

 

Mirante do Fortaleza
Trilha de fácil acesso, mas de longa duração, percorrendo as bordas do cânion até o mirante, de onde se avista o litoral e a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acesso na comunidade Costão da Pedra.



rota dos canyons cahoeira tigre preto 2



 

Cachoeira do Tigre Preto em Cambara do Sul
A partir do Mirante do Fortaleza há uma trilha levando a várias quedas-d’água (algumas com mais de 400 m de altura) e à Pedra do Segredo, uma emblemática formação rochosa. Acesso na comunidade Costão da Pedra.
A Cachoeira do Tigre Preto integra a trilha que é feita para chegar na Pedra do Segredo, percorrendo uma trilha de aproximadamente 6 km pela borda do Canion Fortaleza.
E a mistura Canyon + Cachoeira + trilha passando por cima da cachoeira + mirante com vista para a cachoeira = Sensacional, deslumbrante, ou qualquer outro adjetivo que você conseguir imaginar.

 

rota dos canyons morro do carasal

Morro Carasal, o “Pão de Açucar” de Jacinto Machado
Elevação em frente ao Canyon Fortaleza com magnífica vista panorâmica da região. O trekking pelo morro é feito por trilha íngreme, de alto grau de dificuldade, passando por campos e florestas. Situado na localidade de Engenho Velho, numa propriedade rural. As visitas devem ser agendadas com os condutores de ecoturismo locais, a saída é por Jacinto Machado.
O Carasal é uma montanha de quase mil metros de altitude localizada à frente do Canyon Fortaleza. A existência abundante de uma espécie de bambu chamado popularmente de “cará” deu o nome de “Carasal” .
O acesso ao Carasal é realizado pela comunidade de Engenho Velho, indo até a propriedade onde se localiza o morro, deste ponto em diante por trilha íngreme. Quando se conquista o topo do morro, totalmente coberto por vegetação rasteira, depara-se com um visual de 360 graus, com vista para Serra e Litoral. De um lado, o precipício, escarpas e paredões da Serra Geral e do outro lado o Canyon Fortaleza.

rota dos canyons morro da pedra

Cânion da Pedra
Rapel e canyoning são ótimas opções para explorar as belezas naturais do lugar, também conhecido como Cânion do Fundo das Bonecas. O trekking pelo leito do Rio Pai José, ao longo dos 4.000 m de extensão do cânion, revela agradáveis surpresas como as cascatas Tobogã e Anna Schiratta. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

Agora só falta você convidar seus amigos e planejar esta aventura, isto é, se você realmente daquela tribo que adora uma adrenalina. O desafio está lançado, não esqueça de mandar fotos pra gente, feito?
Fonte: Santur

Comentar

Comentários

Edson Ribeiro

Posted by Edson Ribeiro

Paulista de nascimento, mas catarinense de coração. Edson Ribeiro, CEO na Agência de Marketing Digital Nashua Comunicação, há mais de uma década reside em Floripa. Porém, muito antes de se tornar um manezinho por opção, já frequentava Santa Catarina, de norte a sul, de leste a oeste.