As melhores Festas Juninas do Brasil

festa junina

Chegou junho e com ele as famosas festas juninas. Bandeirinhas ganham as ruas e igrejas, as fogueiras viram motivo para festa, o cheiro de quentão é sentido em muitas cidades. No Brasil, a comemoração ganhou força por influência dos portugueses e são tradicionais as grandes festas realizadas em igrejas centenárias. Mas o brasileiro também criou a sua própria festa junina. A Bumba-Meu-Boi, em São Luís (MA) é um arraial de peso que traz folclores e festejos. A popularização chegou a criar uma “rivalidade”, afinal cada um apontava qual era a “melhor festa junina do Brasil”. Um levantamento do momondo, buscador de passagem aéreas e hoteis, indica algumas das mais populares do país. Confira:

 

São João de Campina Grande (Paraíba)
Comemorada no agreste da Paraíba, é conhecida como “maior festa de São João do mundo”. Dura um mês inteiro – em 2017, ocorre de 2 de junho a 2 de julho e terá shows de artistas consagrados da MPB e sertanejo. A programação tem “campeonato de quadrilhas” e até “casamento coletivo”. A festa deste ano espera receber 2,5 milhões de visitantes.




Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão)
A tradição surgiu no século 18, mas ainda hoje arrasta multidões a São Luís do Maranhão. Começa em 13 de junho, dia de Santo Antônio, e normalmente vai até o dia de São Marçal, em 30 de junho. É neste período que os grupos folclóricos saem às ruas para narrar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram. O festival é marcado por danças, ritmos e atividades culturais. Neste ano, estarão ali o Tambor de Crioula, Dança do Lelê e Cacuriá. Entre as comidas típicas, está a torta de camarão e arroz de cuxá.

 

São João de Caruaru (Pernambuco)
No agreste pernambucano, Caruaru ganhou o apelido de “Capital do Forró”. Neste ano, sua festa junina tradicional ocorre de 3 a 29 de junho em dois polos tradicionais: no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e no Alto do Moura. Neste ano, quem deve marcar presença é Alceu Valença. Uma das particularidades da festa é o Festival de Comidas Gigantes, que traz comidas típicas como cozido de milho com manteiga, cuscuz e canjica.




Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)
Localizada a três horas e meia de Natal, Mossoró hospeda uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste. Neste ano, a Mossoró Cidade Junina começa no dia 10 de junho com o bloco Pingo da Mêi Dia. O bloco segue fazendo festa no dia 15 de junho e vai até 1º de julho, com shows todos os dias na Estação das Artes. As apresentações, que incluem artistas regionais e nacionais, têm este ano como destaque o cantor Michel Teló. Outra atração é a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

 

Cidade Junina (Teresina, Piauí)
A festa junina tradicional de Teresina acontecerá do dia 10 até 17 de junho no Shopping Rio Potty com festival de quadrilhas, parque de diversões e shows musicais. Neste ano, mais de 200 casais vão celebrar a união num casamento coletivo. A grande novidade para o público é o festival gastronômico Chef Show, com pratos da culinária local.

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.