Aspectos geográficos de Santa Catarina

Agende seu passeio em Florianópolis:

Ilha de Anhatomirim

Em seus 95.346 km², o estado de Santa Catarina abriga 6.248.436 habitantes (IBGE 2010) que vivem em 295 diferentes municípios, incluindo a capital Florianópolis. Os catarinenses – também conhecidos pelo gentílico de barriga-verde – são beneficiados pelas condições naturais da terra. O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas mais amenas do que no restante do país e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

As estações são bem definidas. O calor de quase 40°C no verão atrai muitos turistas para as belíssimas praias do litoral do estado, enquanto as temperaturas abaixo de zero do inverno tornam a Serra Catarinense ainda mais encantadora, principalmente quando há ocorrência de neve. A temperatura mais baixa já registrada em Santa Catarina foi de -17° C no Morro da Igreja, em Urubici. Neste município encontra-se também o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, com 1.827 m.

A propósito, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com uma das maiores médias de altitude: pelo menos metade do seu território fica a mais de 600 m acima do nível do mar. Serras, vales, cânions e planaltos fazem parte das paisagens catarinenses. E o estado também é bem servido por rios, córregos e cachoeiras. Doze bacias hidrográficas formam a Vertente do Atlântico, com águas que correm em direção ao oceano e são responsáveis pelo abastecimento de 65% da população.

Mata Atlântica e vegetação litorânea são banhadas pelos rios que compõem essa vertente. Do outro lado da Serra Geral e da Serra do Mar, a Vertente do Interior é formada por 2 grandes bacias de águas que seguem em direção à região oeste do estado e abastecem os outros 35% da população. Matas de araucárias, campos e vegetação subtropical podem ser encontradas na abrangência dessas bacias hidrográficas.

Fonte: Santur

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.

oi