Carnaval 2016: Confira a programação da festa em Floripa

Agende seu passeio em Florianópolis:

carnaval floripa

Mesmo com 40% a menos de verba pública neste ano, a programação do Carnaval de Florianópolis promete agradar a todos os gostos, dos camarotes da Passarela Nego Quirido, às festas de música eletrônica e aos tradicionais bloquinhos de rua da cidade, que costumam atrair dos mais jovens até os mais experientes e apaixonados por marchinhas.

Este ano a abertura oficial acontece na próxima sexta-feira (29), com a tradicional festa do Berbigão do Boca, no Largo da Alfândega, no Centro. Mesmo com redução de custos, a prefeitura anunciou medidas para garantir a limpeza das ruas e a segurança de moradores e turistas.

Estrutura
A Polícia Militar deve contar com 250 agentes por dia. Além disso, 90 câmeras de segurança vão monitorar a região central. Já na limpeza, 300 funcionários deverão atuar. A prefeitura prometeu instalar 150 lixeiras de grande porte.

Banheiros químicos também serão instalados pelas ruas, totalizando 450 só na região central. Além disso, um ambulatório funcionará no Arquivo Histórico, na Praça XV de Novembro, juntamente com ambulâncias que deverão estar posicionadas pelas ruas da região.

Confira a programação dos principais blocos de rua da cidade:

Sexta (29)
Festa do Berbigão do Boca – Largo da Alfândega, Centro. Das 12h à 0h.
O bloco mais tradicional de Florianópolis marca a abertura do carnaval da cidade. Comandando pelo séquito do Rei Momo, o Arrastão do Berbigão percorre as ruas centrais do centro histórico. Alegorias e bonecos giganes são acompanhados por uma banda de 200 componentes.

Domingo (31)

Zé Pereira –  Ribeirão da Ilha, à tarde
A festa popular que existe há pelo menos 70 anos não deve ter neste ano organização da prefeitura. Mesmo assim, vários dos blocos que o compõem prometem sair às ruas para festejar. A concentração será na Freguesia do Ribeirão no início da tarde.

Quinta (4)
Enterro da Tristeza – Avenida Hercílio Luz, Centro. Das 14h à 0h
O tradicional bloco da Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (Afessc) completa neste ano 21 carnavais. Em 2016, os foliões devem se encontrar ao lado da antiga rodoviária, no Centro de Florianópolis. O trajeto percorrido segue até a Praça XV ao som da Banda do Zé Pereira.

Sexta (5)
Carnaval no Mar – Pântano do Sul, das 21h às 2h
A festa acontece durante os cinco dias de carnaval na Praia do Pântano do Sul, na região Sul da ilha. A estrutura conta com palco e banheiros químicos. No repertório, marchinhas de carnaval são destaque.

Baiacú de Alguém – Santo Antônio de Lisboa. Das 20h às 2h
A festa acontece também na segunda-feira (8), no mesmo horário e no mesmo local. Neste ano o enredo do bloco promete homenagear a renda de bilro, tradicional na cultura da ilha de Florianópolis.

Vento Encanado – Calçadão da Rua Padre Miguelino, Centro. Das 18h às 23h59
Os foliões poderão se divertir ao lado de passistas e de uma bateria de escola de samba. No repertório, clássicos do samba se misturam com sucessos da música brasileira atual.

Sábado (6)
Bloco dos Sujos – Centro, das 14h às 2h
Este ano um dos blocos mais tradicionais de Florianópolis reúne estilos ecléticos, como o funk e a música eletrônica. Uma característica do bloco é que homens costumam se vestir de mulher. Na página do evento em uma rede social, mais de 6 mil foliões já confirmaram presença.

Bloco Sou + Eu – Centro, das 14h à 0h
O bloco, que faz parte do Bloco dos Sujos, foi inicialmente formado por amigos e ex-alunos do Colégio Catarinense. Em 2015, mais de 30 mil foliões participaram da festa.

Bloco Pauta Que o Pariu – Centro, das 12h às 20h
Desde 1995, o bloco reúne principalmente profissionais da imprensa e da comunicação. Neste ano o evento começa nas imediações da Escadaria do Rosário, no Centro da cidade.

Domingo (7) 
Engenho de Dentro – Sambaqui, das 17h às 2h
Neste ano o desfile acontece na orla da Praia das Flores, em Sambaqui, nos dias 7 e 9 de fevereiro. No repértório musical, uma bateria de escola de samba com 70 integrantes, marchinhas tradicionais, pagode e samba. Neste ano o bloco completa 24 anos de existência e espera receber cerca de 10 mil pessoas por noite.

Bloco do Onodi – Campeche, às 17h
A festa mais tradicional do Campeche percorre as principais ruas do bairro ao som de um trio elétrico. Neste ano o bloco homenageia Maria Isabel Machado Lemos, a Bel, eterna rainha do bloco.

Segunda (8)
Imperadores de Jurerê – Avenida dos Búzios, às 16h.
Com enredo “Ilha da Magia e da tecnologia”, a escola sai às ruas para homenagear Florianópolis. A concentração está prevista para as 16h na Avenida dos Búzios, em Jurerê, já o desfile está previsto para sair às 17h.

Terça (9)
Noca na Rua – Praça Bento Silverio, Centrinho da Lagoa. Às 18h.
A proposta da festa é ocupar espaços públicos e promover a cultura de forma democrática. O evento foca no maracatu, eternizado pelo músico pernambucano Chico Science, e no reggae.

Sábado (13)
Quero Parar Mas Não Consigo – Hercílio Luz, Centro. Às 11h.
O bloco, que completa 6 anos em 2016, busca resgatar as raízes do carnaval de rua de Florianópolis. Apesar dos mais de 9 mil interessados, apenas 700 abadás serão comercializados.

Via www.g1.globo.com

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.

oi