Cuidados essenciais para quem for acessar trilhas, rios e cachoeiras

Cachoeira Véu da Noiva

O estado de Santa Catarina não tem apenas praias como alternativa para quem quer se refrescar no verão. Em todo o seu território encontramos belas cachoeiras e rios, geralmente acessados por trilhas, que atraem turistas e moradores em busca de diversão e contato íntimo com a natureza.

Porém, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Veja abaixo as recomendações do comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente coronel Elton Zeferino:

– O ideal é que a visita a estes lugares seja guiada por alguém que conheça o percurso, pois em caso de acidente o local de difícil acesso pode dificultar o socorro.

– Também é aconselhável sair no período da manhã, para que não anoiteça durante o passeio.

– Em rios e cachoeiras deve-se evitar o banho em local com pouca visibilidade na água, muito profundos ou com correnteza, além de tomar cuidado ao saltar.

– Caso você se perca, permaneça no local onde está para evitar se afastar ainda mais do início do percurso e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

– Vale lembrar que o aplicativo WhatsApp possui um sistema de envio de localização, que pode ser utilizado para auxiliar as equipes de socorro.

Além dessas recomendações, podemos citar, no caso das cachoeiras, a importância de não se arriscar sobre as pedras, pois são geralmente muito escorregadias e a queda pode ser fatal.

Fonte: www.sc.gov.br

 

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.