Já faz tempo que os hostels deixaram de ser apenas um local para pessoas que desejam pagar menos enquanto viajam. Eles se tornaram um aliado importante para quem quer também conhecer gente de todos os cantos do globo e ter uma experiência diferente. E em meio a essa valorização dos quartos conjuntos, nada melhor do que um prêmio para reconhecer os melhores.
É justamente isso que o Hoscars (Hostelwordl Costumer Annual Rating), o oscar do mundo dos hostels, faz. E, neste ano, o grande vencedor na categoria América Latina é de Florianópolis. O Barra Beach Club Ocean Front Hostel teve 96% de aprovação em uma avaliação que leva em conta experiência global, relação preço/qualidade, segurança, localização, ambiente, limpeza e infraestrutura. No quesito funcionários, por exemplo, o Barra Beach ficou com 99% de aprovação:
— Somos um hostel pequeno/ médio e isso permite que a gente possa focar realmente nos hóspedes. É um tratamento quase personalizado — explica o gerente do hostel na praia da Barra da Lagoa, Gabriel Spira.
Essa é a terceira vez que o negócio, iniciado há menos de sete anos, aparece na lista dos três melhores da América Latina. Mas nos outros anos apenas bateu na trave: em 2015 ficou em 3º; em 2014 em 2º.
— Nem acredito que vencemos! É um retorno do que a gente faz aqui. Essa premiação parte do depoimentos das pessoas, isso significa que causamos uma boa imagem. É ótimo! — conta ainda emocionado com a notícia de dez minutos antes.
O prêmio é anunciado anualmente pelo HostelWorld, portal que reúne mais de 33 mil hostels de 170 países. A opinião de mais de um milhão de visitantes que deixaram suas impressões no site foram levadas em conta.
Servidão da Prainha é reduto dos gringos em Floripa
O Barra Beach Hostel fica localizado em uma região repleta de estrangeiros durante os meses de verão: a Servidão da Praia da Barra. Uma ruazinha em que duas pessoas mal conseguem andar lado a lado, mas que abriga diversos hostels muito bem ranqueados nas listas internacionais.
Segundo o gerente do hostel, pelo menos metade dos turistas hospedados lá são estrangeiros, inclusive ele. Gabriel Spiras saiu há oito anos de Buenos Aires, na Argentina, e veio aportar na Prainha da Barra.
— O local é privilegiado. É quase uma praia particular, em um lugar super calmo. É maravilhoso aqui — finaliza.
Agora, o hostel já começa a programar a festa de comemoração do feito. Afinal, não é todo ano que se vence um “oscar”.
Matéria original: www.dc.clicrbs.con.br