Orleans: A terra de Rodrigo Hilbert encantou o Brasil

Assim como Urussanga, Orleans integra os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Locais como a Casa Barzan, a Igreja Matriz Santa Otília e o Museu ao Ar Livre colocam o turista em contato com a cultura e os costumes dos imigrantes italianos que chegaram à região há mais de 100 anos. Outro destaque do município é o Paredão do Zé Diabo, conjunto de esculturas entalhadas no paredão da estrada de ferro que margeia o Rio Tubarão.

Veja abaixo por que Orleans, terra natal do ator, modelo e apresentador Rodrigo Hilbert, encantou o Brasil.

 

:: Patrimônio histórico

Igreja de Orleans
Igreja de Orleans


Os Roteiros Nacionais de Imigração (catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN) passam por Orleans. A Casa Barzan (edificação de 1929, em Palmeira Alta) é considerada um monumento nacional da imigração italiana. Destaca-se também a Igreja Matriz Santa Otília, construída em 1922 no mesmo local onde os colonizadores ergueram a primeira capela do município (1886).

 

:: Museu ao Ar Livre

Museu ao Ar Livre em Orleans
Museu ao Ar Livre em Orleans


O visitante tem a oportunidade de ver rodas d’água movidas à tração animal em perfeito funcionamento, moendo cana, mandioca e produzindo típicos produtos coloniais, do mesmo modo como era feito no final do século XIX. Alambique, olaria, serraria e cantina de vinho são outras atrações do local. Há também uma exposição de objetos usados pelos colonizadores. Terça a sexta, 9h às 12h e 13h30 às 17h30; sábado, domingo e feriados, 9h às 17h30.
Rua Pe. João Leonir Dall’ Alba, s/n, Murialdo.
Fone: (48) 3466-0011 / 3466-5626




:: Paredão do Zé Diabo

ParedãoO artista sacro José Fernandes (conhecido localmente como Zé Diabo) entalhou cenas representativas de diversas passagens bíblicas em um paredão de pedra bruta, localizado às margens do Rio Tubarão, na passagem da estrada de ferro. Em Coloninha, a 500 m do núcleo urbano de Orleans.

 

:: Belezas Naturais

Impossível falar de Orleans sem falar das belezas naturais da região, mas para isso, ao invés de escrever, vou apenas mostrar algumas fotos, afinal imagens falam mais que mil palavras:

ORLEANSSrgioParisi01
Foto: Sergio Parisi
orleansSrgioParisi02
Foto: Sergio Parisi
orleansSrgioParisi03
Foto: Sergio Parisi
orleansSrgioParisi07
Foto: Sergio Parisi

O quê: Orleans-SC
Onde: Sul de Santa Catarina
Distância da capital Florianópolis: Cerca de 190Km

Fonte: Santur

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.