Ótima notícia para os fãs da Oktoberfest: Cerveja pode afastar Alzheimer e Parkinson

Cerveja

Para você que não passa o final de semana sem uma cervejinha, aqui vai uma boa noticia:

Um estudo – publicado em Janeiro na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry da ACS, Associação Americana de Química – diz que esse composto, chamado “xanthohumol” tem potencial para atrasar e prevenir o aparecimento do Alzheimer e do Parkinson. Ele é encontrado no lúpulo, planta utilizada para a produção da cerveja.

As evidências mostram que o estresse oxidativo, que afeta as células neuronais, seriam um dos principais causadores do desenvolvimento de doenças com origem no cérebro, e proteger estas células pode significar a prevenção ou, pelo menos, o atraso na progressão de doenças do gênero.

A pesquisa

A Universidade de Langzhou, na China, decidiu estudar os efeitos do “xanthohumol” por ter capacidades antioxidantes, anticancerígenas e de proteção do sistema cardiovascular.

Em testes com ratinhos, os cientistas constataram que este composto do lúpulo, presente na cerveja, é capaz de proteger os neurônios e de atrasar o avanço das doenças neurodegenerativas.

Por isso poderá ser no futuro “um bom candidato para combater estes problemas”, explica comunicado divulgado pela ACS.

Como lembramos sempre, beba com moderação!

Mais uma boa noticia para nossas cervejarias artesanais, sobretudo as da região de Blumenau que tem tradição cervejeira e que se destaca na produção de cerveja desde sua fundação e possui varias cervejarias que seguem a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516), que limita os ingredientes da cerveja a água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento (levedura), e proibe o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida. Visite as principais fábricas e cervejarias artesanais de Santa Catarina, conheça de perto o processo de produção da bebida e experimente diversas versões de cervejas e chopes.

Ein Prosit,
Beba com moderação e se beber, não dirija!

(Fonte:/sonoticiaboa.band.uol.com.br/)

Comentar

Comentários

Edson Ribeiro

Posted by Edson Ribeiro

Paulista de nascimento, mas catarinense de coração. Edson Ribeiro, CEO na Agência de Marketing Digital Nashua Comunicação, há mais de uma década reside em Floripa. Porém, muito antes de se tornar um manezinho por opção, já frequentava Santa Catarina, de norte a sul, de leste a oeste.