Ponte Hercilio Luz: Quase 90 anos!

Agende seu passeio em Florianópolis:

9

Um ícone do turismo catarinense a ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo, tem 821 metros de comprimento, sua estrutura em aço tem peso aproximado de cinco mil toneladas, as duas torres principais tem 74 metros de altura e 31 metros com relação ao nível do mar.

Inicialmente chamada de Ponte da Independência porém em homenagem póstuma ao seu idealizador Hercílio Luz, sua construção durou de novembro de 1922 a maio de 1926, todo material foi importado dos Estados Unidos ao custo total de 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis — praticamente o dobro do orçamento do Estado à época, levou 50 anos para ser pago e serviu para consolidar Florianópolis como capital e centro administrativo do estado já com 40.000 habitantes.

Por medida de segurança foi fechada em 1982, reaberta em 1988 para pedestres, bicicletas, motocicletas e trafego com tração animal, porém fechada novamente desde 04 de julho de 1991, por representar perigo constante à vida das pessoas, e tombada como patrimônio histórico aos 71 anos de idade.

É certo que muita coisa tem se falado sobre a ponte e sua restauração, que dura anos e parece que cada vez vai demorar mais, porém é inegável a beleza desta jovem anciã e não me canso de admira-la quando a vejo, de dia ou de noite, por que ela representa  este universo extremamente lindo de paisagens, pessoas igualmente bonitas e educadas, vindas de varias partes do Brasil e do mundo também, enfim representa a entrada para a ilha da magia, e no final da história é isto que é importante, embora não possamos passar por ela.

Por sorte ser fundo de belíssimas fotos não a deixou desgastada com o tempo, porque acredito ser uma das paisagens mais fotografadas e postadas na internet.

Não deixe de vê-la na passagem do ano, cai uma cortina de fogos que faz qualquer um babar e saltar de felicidade, porque depois de ver um espetáculo como este, certamente ter´s um ano maravilhoso.

Viva a ponte Hercílio Luz, Viva a Bela e Santa Catarina!

Comentar

Comentários

Edson Ribeiro

Posted by Edson Ribeiro

Paulista de nascimento, mas catarinense de coração. Edson Ribeiro, CEO na Agência de Marketing Digital Nashua Comunicação, há mais de uma década reside em Floripa. Porém, muito antes de se tornar um manezinho por opção, já frequentava Santa Catarina, de norte a sul, de leste a oeste.

oi