Já repararam como é comum encontramos vídeos na internet mostrando centenas, e até mesmo milhares, de golfinhos seguindo embarcações (aqui em Santa Catarina é muito comum)? Pois então, que eles decidem fazer esta “perseguição” por conta própria nós já sabíamos, mas o que será que os levam a este comportamento? Dei uma pesquisada e encontrei duas respostas bem distintas. Vejam:
1 – Pra proteger as fêmeas e os filhotes
Os golfinhos acompanham os barcos para defender as fêmeas. É o seguinte: A fêmea copula em cerca de dez segundos com vários machos. Eles ficam em fila indiana atrás dela. Como não existe exame de DNA, quando o bebê golfinho nasce, ninguém sabe quem é o pai.
Aí, quando aparece uma embarcação perto de onde eles estão, se os machos golfinhos acham que o barco pode trazer perigo para as fêmeas e seus filhotes, eles seguem em volta do barco. Até achar que as fêmeas e os filhotes estão em uma posição segura. (Fonte: scienceblogs.com.br).
2 – Porque ajuda na locomoção
Ao deixarem-se levar pelas vagas criadaspela passagem dos barcos, deslocam-se mais depressa e sem qualquer esforço. (Fonte: golfinhosdomar.blogspot.com.br)
E o que eu acho?
Eu acho mesmo é que eles fazem isto por pura farra hehehe
E aí, qual parece mais “razoável” pra vocês? Bom, isto foi o que eu consegui encontrar como respostas… se você por caso conhece mais alguma teoria, conte pra gente nos comentários. 🙂