Urubici, São Joaquim ou Bom Jardim da Serra… quero ver neve, pra onde devo ir?

Agende seu passeio em Florianópolis:

Urubici
Urubici

Enfim, inverno! Não leio pensamentos, mas tenho quase certeza que você já está se programando para subir a Serra Catarinense, e não vê a hora de postar no Facebook aquela selfie com neve ao fundo, não é mesmo?

Pois é, e é justamente nessa hora que surge a grande dúvida: Urubici, São Joaquim ou Bom Jardim da Serra? Pra qual cidade devo ir? Bom, além desses 3 municípios, poderíamos citar ainda Urupema, fechando assim o “quarteto” das cidades que têm registros de neve praticamente todos os anos (é claro que existe pelo menos mais duas dúzias de municípios onde a neve de vez em quando dá as caras, mas a frequência é menor em relação a esses quatro).

 

Chega de enrolação… vamos a resposta!

Fique tranquilo, a neve ocorre praticamente todos os anos nessas cidades, então, em tese, a chance de ver neve é basicamente a mesma em todas elas. Mais importante do que saber em “qual cidade neva mais”, é entender quais são as condições climáticas necessárias para que o fenômeno ocorra em Santa Catarina. Veja a imagem a baixo:

neve_condições

Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br).




Em resumo…

Urubici, Urupema, São Joaquim… tanto faz a cidade, não se prenda a este detalhe, o que você precisa mesmo é ficar atento no que dizem as previsões do tempo, elas costumam acertar bastante quando o assunto é ocorrência de neve em Santa Catarina. Boa viagem e boa sorte! :)

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.

oi