Urubici, São Joaquim ou Bom Jardim da Serra… quero ver neve, pra onde devo ir?

Urubici
Urubici

Enfim, inverno! Não leio pensamentos, mas tenho quase certeza que você já está se programando para subir a Serra Catarinense, e não vê a hora de postar no Facebook aquela selfie com neve ao fundo, não é mesmo?

Pois é, e é justamente nessa hora que surge a grande dúvida: Urubici, São Joaquim ou Bom Jardim da Serra? Pra qual cidade devo ir? Bom, além desses 3 municípios, poderíamos citar ainda Urupema, fechando assim o “quarteto” das cidades que têm registros de neve praticamente todos os anos (é claro que existe pelo menos mais duas dúzias de municípios onde a neve de vez em quando dá as caras, mas a frequência é menor em relação a esses quatro).

 

Chega de enrolação… vamos a resposta!

Fique tranquilo, a neve ocorre praticamente todos os anos nessas cidades, então, em tese, a chance de ver neve é basicamente a mesma em todas elas. Mais importante do que saber em “qual cidade neva mais”, é entender quais são as condições climáticas necessárias para que o fenômeno ocorra em Santa Catarina. Veja a imagem a baixo:

neve_condições

Conforme ilustra o desenho, é preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva. (Fonte: revistaescola.abril.com.br).




Em resumo…

Urubici, Urupema, São Joaquim… tanto faz a cidade, não se prenda a este detalhe, o que você precisa mesmo é ficar atento no que dizem as previsões do tempo, elas costumam acertar bastante quando o assunto é ocorrência de neve em Santa Catarina. Boa viagem e boa sorte! :)

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.