Basta começar o inverno em Santa Cataria e as paisagens serranas do estado já começam a “embranquecer”, seja por causa da neve, geada ou sincelo. Mas afinal, qual a diferença entre esses fenômenos? Vejamos:
:: Neve
Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d’água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve que caem em pequena quantidade.
:: Geada
A geada é formada no chão e não no céu, quando o vapor dágua próximo ao solo congela, dando origem a uma camada de pequenas agulhas geladas. Para que ela ocorra, a temperatura do ar deve cair abaixo de zero.
:: Sincelo
Este lindo fenômeno é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície.
Enfim, diferenças a parte, o fato é que o inverno é uma das épocas do ano mais aguardadas em Santa Catarina e o motivo é simples: o estado é o campeão nacional quando o assunto é a ocorrência desses lindos fenômenos! E você, já decidiu quais cidades serranas irá visitar este ano?
Fontes: Diário Catarinense e mundoestranho.abril.com.br