Que Floripa possui inúmeras belas praias, todos já sabem, porém, o que a maioria das pessoas que vem visitar a cidade não sabe, é que a praia mais próxima (ao menos dentre as mais procuradas) está há alguns quilômetros do centro da cidade! Bom, “mas eu estou hospedado justamente no centro, o que eu poderia fazer por lá?”. Pensando justamente nisso, separei 3 roteiros bem legais que você poderá fazer sem ter de sair do centro da capital de Santa Catarina, veja:
1 – Mercado Público
O Mercado Público de Florianópolis, construído em 1898 em substituição a um antigo mercado, que ali existiu por 45 anos, até ser demolido em 1896, conta com duas alas: a ala norte, com dezenas de lojinhas que vendem principalmente calçados; e a ala sul, que contém diversas peixarias, bares, empórios, loja de artigo de pesca, entre outros estabelecimentos. Em 2005 um grande incêndio destruiu completamente a ala norte, que foi totalmente reconstruída e modernizada. O mercado público é um dos principais pontos de encontro da cidade e está sempre bem movimetado.
2 – Mirante do Morro da Cruz
O Mirante do Morro da Cruz, localizado a 285 metros de altura, proporciona uma visão panorâmica da cidade, principalmente da região central. No primeiro patamar que se abre durante a subida ao morro, avista-se o exuberante e imponente manguezal do Itacorubi, a elegante Av. Beira-Mar Norte, o distrito da Trindade e vários bairros da cidade. A primeira impressão é de que nos curvamos frente uma grande maquete, com boa parte da cidade em miniaturas bem distribuídas.
O panorama que se descortina compreende as pontes que levam ao continente, com destaque para a Ponte Hercílio Luz, as Baías Norte e Sul, a Ilha de Ratones, a Praia de Sambaqui, Cacupé e Daniela.
3 – Palácio Cruz e Souza
Numa esquina em frente à catedral está o Palácio Cruz e Sousa, que por décadas serviu como a sede do governo de Santa Catarina e chegou a receber a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, com uma exposição permanente no andar superior mostrando como era o edifício antigamente, com pinturas, mobílias e objetos de decoração originais. No andar térreo há uma pequena exposição contando a história do palácio, além de um salão para exposições temporárias.
Fontes: SANTUR e www.meusroteirosdeviagem.com