A praia de Palmas, em Gov. Celso Ramos, e a Lagoa do Peri (Floripa) serão as únicas do Sul do Brasil onde estarão hasteadas a Bandeira Azul nesta temporada. Os certificados foram adquiridos mediante o cumprimento dos 34 rigorosos critérios da FEE (Fondation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), que é quem concede o selo.
O selo concedido é válido por um ano, e para renová-lo é preciso conservar as ações já executadas, dentre elas:
– Qualidade da água (balneabilidade, principalmente);
– Segurança oferecida aos banhistas;
– Banheiros com acesso a deficientes físicos;
– Recipientes adequados para lixo na praia dentre outros.
Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a receber o certificado
Na temporada de verão de 2009/2010, a Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, era a única do país a possuir tal mérito, sendo a primeira da América Latina. A bandeira permaneceu hasteada na temporada seguinte de 2010/2011.
Segundo a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, os principais motivos que fizeram a praia perder o certificado foram os fatos de os lixos ficarem acumulados nas lixeiras, e a má conservação das passarelas de madeira que dão acesso à praia.
Só nos resta apelar aos órgãos competentes, e isto inclui nós, banhistas e moradores, para que mais praias do nosso extenso e lindo litoral se adequem a todas essas exigências, pois muito mais do que um selo, elas visam a boa experiência de todos. 😉
Fontes: Click RBS e Notícias do Dia