Tradição, religiosidade, quitutes e uma fogueira de 18 metros fazem parte da grande festa de São João Batista, que iniciou nesta quarta-feira (21) e segue até domingo (25). Considerada a maior festa junina de Santa Catarina, nela ocorre a queima da fogueira com show pirotécnico. A festa terá também a 3ª Expo Feira São João.
Nos cinco dias de evento, diversas atrações foram programadas com muita música, comida da época, shows e eventos culturais para a alegria de visitantes e moradores de Grão-Pará.
Como nasceu a tradição da fogueira da festa junina: Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista. Nossa Senhora queria ficar informada sobre o nascimento e perguntou: – Como poderei saber do nascimento do garoto?
– Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
A promessa foi cumprida e, um dia, Nossa Senhora viu uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho. Começou, assim, a ser festejado São João – com mastro, fogueira, foguetes, balões, danças.