Chegou junho e com ele as famosas festas juninas. Bandeirinhas ganham as ruas e igrejas, as fogueiras viram motivo para festa, o cheiro de quentão é sentido em muitas cidades. No Brasil, a comemoração ganhou força por influência dos portugueses e são tradicionais as grandes festas realizadas em igrejas centenárias. Mas o brasileiro também criou a sua própria festa junina. A Bumba-Meu-Boi, em São Luís (MA) é um arraial de peso que traz folclores e festejos. A popularização chegou a criar uma “rivalidade”, afinal cada um apontava qual era a “melhor festa junina do Brasil”. Um levantamento do momondo, buscador de passagem aéreas e hoteis, indica algumas das mais populares do país. Confira:
São João de Campina Grande (Paraíba)
Comemorada no agreste da Paraíba, é conhecida como “maior festa de São João do mundo”. Dura um mês inteiro – em 2017, ocorre de 2 de junho a 2 de julho e terá shows de artistas consagrados da MPB e sertanejo. A programação tem “campeonato de quadrilhas” e até “casamento coletivo”. A festa deste ano espera receber 2,5 milhões de visitantes.
Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão)
A tradição surgiu no século 18, mas ainda hoje arrasta multidões a São Luís do Maranhão. Começa em 13 de junho, dia de Santo Antônio, e normalmente vai até o dia de São Marçal, em 30 de junho. É neste período que os grupos folclóricos saem às ruas para narrar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram. O festival é marcado por danças, ritmos e atividades culturais. Neste ano, estarão ali o Tambor de Crioula, Dança do Lelê e Cacuriá. Entre as comidas típicas, está a torta de camarão e arroz de cuxá.
São João de Caruaru (Pernambuco)
No agreste pernambucano, Caruaru ganhou o apelido de “Capital do Forró”. Neste ano, sua festa junina tradicional ocorre de 3 a 29 de junho em dois polos tradicionais: no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e no Alto do Moura. Neste ano, quem deve marcar presença é Alceu Valença. Uma das particularidades da festa é o Festival de Comidas Gigantes, que traz comidas típicas como cozido de milho com manteiga, cuscuz e canjica.
Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)
Localizada a três horas e meia de Natal, Mossoró hospeda uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste. Neste ano, a Mossoró Cidade Junina começa no dia 10 de junho com o bloco Pingo da Mêi Dia. O bloco segue fazendo festa no dia 15 de junho e vai até 1º de julho, com shows todos os dias na Estação das Artes. As apresentações, que incluem artistas regionais e nacionais, têm este ano como destaque o cantor Michel Teló. Outra atração é a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.
Cidade Junina (Teresina, Piauí)
A festa junina tradicional de Teresina acontecerá do dia 10 até 17 de junho no Shopping Rio Potty com festival de quadrilhas, parque de diversões e shows musicais. Neste ano, mais de 200 casais vão celebrar a união num casamento coletivo. A grande novidade para o público é o festival gastronômico Chef Show, com pratos da culinária local.