Cidades catarinenses têm queda de granizo após dia de intenso calor

Bom Retiro, na Serra catarinense, foi uma das cidades atingidas por chuva de granizo nesta quarta

Após um dia de intenso calor em todo o estado de Santa Catarina, cidades de cinco regiões catarinenses tiveram registro de granizo no fim da tarde desta quarta-feira (16), segundo a Defesa Civil.

Há registro de queda de granizo nas cidades de Bom Retiro e Curitibanos, na Serra, Maracajá,Forquilhinha, Criciúma, Tubarão e Jacinto Machado, no Sul, Itaiópolis e Bela Vista do Toldo, no Norte, Pomerode, no Vale, Palhoça e Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, além da capital.

A Defesa Civil estadual emitiu um aviso sobre o alto risco de chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul nesta quarta (16) e quinta-feira (17).

Granizo cobriu gramado em Bom Retiro, na Serra catarinense, na tarde desta quarta

Na faixa que vai do litoral sul ao oeste catarinense, há previsão de chuva persistente entre quinta-feira e sábado (19), com total acumulado previsto no período de 150 a 200 milímetros. “Caso se confirmem as previsões, há o risco de alagamentos e deslizamento de terra”, informou a Defesa Civil.

Tarde de calor
Após a onda de frio do fim de semana, Santa Catarina registrou nesta quarta-feira (16) temperaturas máximas acima dos 30°C em pelo menos 26 cidades de todas as regiões, informou a Central RBS de Meteorologia. Em Corupá, no Vale, os termômetros chegaram a marcar 37,4°C, a mais alta temperatura no estado.

Blumenau, na mesma região, teve máxima de 34°C. Joinville, no Norte, atingiu 31,6°C. Em Florianópolis, a máxima registrada foi de 29°C. Lages, na região serrana, teve máxima de 30°C.

“Esse calor ajuda a intensificar as nuvens de chuva, que já atuam no sul do estado, e por isso vamos ter temporais ao longo das próximas horas em cidades catarinenses”, informou Bianca Souza, da Central RBS de Meteorologia.

Tremor em prédios
Entre 20h e 21h, os bombeiros de Santa Catarina receberam quatro chamadas, duas do Centro de Balneário Camboriú e uma de Meia Praia, em Itapema, no Litoral catarinense, além de uma do bairro Barreiros em São José, na Grande Florianópolis, com relatos de tremores em edificações. O Corpo de Bombeiros não confirmou até as 23h o que teria ocasionado os tremores.

Matéria original: g1.globo.com/sc/santa-catarina

Comentar

Comentários