A Guarda do Embaú é um distrito do município de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, e está a cerca de 45 km ao sul da capital do estado de Santa Catarina.
Demorei, mas finalmente escrevi sobre este paraíso da costa catarinense. Boa leitura…
Sua fama atravessa fronteiras
Embora a praia da Guarda do Embaú tenha ganhado notoriedade, tanto por sua beleza ímpar, quanto por suas ótimas ondas, inclusive tendo o modelo Paulo Zulu, que reside na região há anos, como um dos “divulgadores” deste paraíso, seu charmoso estilo alternativo continua preservado.
Todos os anos milhares de visitantes, inclusive estrangeiros, são surpreendidos desde o início: para chegar à praia é preciso atravessar o rio da Madre. Tal tarefa pode ser cumprida a nado – a maneira preferida dos surfistas – ou com o auxílio de um barquinho (sempre tem um aguardando os visitantes e pronto para fazer a travessia).
Surfe, tradição e beleza preservada
As ondas da Guarda do Embaú estão entre as melhores do país para a prática do surfe, o que faz a praia figurar na lista das preferidas de surfistas de todo o Brasil. Vale aqui lembrar que o famoso e renomado surfista Ricardinho, hoje surfando nas ondas do céu, residia no local e não escondia de ninguém sua admiração pela região.
Quando o assunto é badalação, podemos dizer que a Guarda é “reservada”, no sentido que não há grandes agitos a noite nem muita variedade de bares “estrelados”. O que prevalece no local são mesmo as colônias de pescadores, e é justamente este clima rústico que faz da Guarda do Embaú tão atrativa e única.
A beleza da área e seus arredores permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange parte do vilarejo e abriga cachoeiras, rios e animais silvestres.
Enfim, o que não faltam são motivos para você incluir este paraíso em seu roteiro de verão. Abaixo separei algumas fotos do local, aprecie sem moderação…
Todas as fotos da galeria abaixo são de autoria do fotógrafo Heverson Santos.