Neve e temperaturas negativas são registradas em Santa Catarina

Vegetação amanheceu congelada nesta quinta em Urupema - Foto Jean Souza
Vegetação amanheceu congelada nesta quinta em Urupema – Foto Jean Souza

Moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, registraram pequenos flocos de neve por volta das 20h de quarta-feira (27), segundo a Epagri/Ciram, quando a termperatura chegou a -1°C. No Morro da Antena, em Urupema, na mesma região, a temperatura chegou a -2°C até a meia-noite, com uma sensação térmica de -21°C.

“O ar começou a secar, então, a neve caiu em flocos, nas áreas altas de São Joaquim. As temperaturas negativas somadas à umidade são a equação necessária para o registro de neve”, explicou a meteorologista Marilene de Lima.




Previsão desta quinta

Por volta das 6h30 desta quinta-feira (28), a temperatura era de -3°C, em Urupema, com sensação térmica de -24°C. Pouco antes, às 5h, no Morro das Antenas, em Urupema, o frio chegou a -2,9°C, no mesmo horário, e a cidade registrou 0,1ºC.

Em Uribici, no Morro da Igreja, também na Serra catarinense, um dos pontos mais altos da cidade, os termômetros marcavam -3,5°C às 5h, enquanto na cidade era de -1,7°C.

Em Bom Jardim da Serra, também na Serra, os termômetros chegaram a 1,6ºC, conforme a Epagri/Ciram. Apesar do frio intenso do início da manhã, a chance de mais neve durante o dia é remota, já que há pouca umidade no ar.

O Norte catarinense também teve temperaturas muito baixas, como Campo Alegre 1,5ºC e Rio Negrinho 1,6ºC. No Oeste, Campos Novos e Curitibanos tiveram 1,3ºC e Ponte Serrada com 1,7ºC.

“Teremos sol entre nuvens ao longo do dia. Durante à tarde, as temperaturas ficam entre 17ºC e 19ºC, já na Serra e Oeste, 10ºC a 12ºC”,disse o meterologista Leandro Puchalski .

Frio congelou as plantas na Serra de SC
Frio congelou as plantas na Serra de SC

Sincelo

Ainda na manhã desta quinta, na Serra catarinense, pasto e vegetação amanheceram congelados. O fenômeno sincelo foi registrado, caracterizado pelo congelamento das gotas de água do nevoeiro em suspensão, ao tocar com alguma superfície.

Via www.g1.globo.com

Comentar

Comentários