A Prefeitura de Florianópolis inaugurou nesta quinta-feira (19) uma unidade de educação infantil sustentável. De acordo com a prefeitura, a creche da Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha, segue padrão internacional de sustentabilidade e é a primeira no Brasil.
Com investimento de R$ 4,4 milhões vindos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Ministério da Educação, o unidade de ensino aquece água potável e gera energia elétrica por luz solar, além de aproveitar a água da chuva.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, a creche recebeu o certificado de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), o selo da construção sustentável reconhecido internacionalmente, sendo a primeira do país a receber a certidão
Local tem capacidade para 200 crianças em tempo integral, sendo do período da manhã até o início da noite. As obras ainda não foram totalmente concluídas, mas por insistência e necessidade dos próprios pais de alunos, a creche começou a funcionar ainda assim na última terça (17).
Exemplo para o país
O secretário nacional de Articulação em Sistemas de Ensino, Arnóbio Marques de Almeida Junior, esteve presente à inauguração da creche. “Nestes moldes de sustentabilidade, é a primeira que eu conheço”, destacou.
Fonte: g1/SC