Será que correr maquiada faz mal à pele?

mulher correndo sozinha

 

Será que correr maquiada faz mal à pele?
Alguns cuidados são essenciais para a saúde da pele feminina.
Praticar um esporte e manter a vaidade em dia é o sonho de toda mulher, ainda mais quando a maquiagem auxilia na proteção da pele. Mas será que vale passar todos os produtos como se fosse para uma festa? Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, o Webrun conversou com Michele Haikal, dermatologista especialista em medicina antienvelhecimento e ciências nutricionais associadas ao exercício físico.

Proteção solar
O cuidado com o rosto é fundamental, ainda mais para a mulherada que corre até embaixo do sol forte. “Passar um protetor solar em pó com tom de pele ajuda a fixar mais e a não escorrer tanto com o suor”, diz Michele.
Vale destacar também a importância do uso de protetores labiais, que protegem a região dos raios de sol cancerígenos. Segundo a dermatologista, praticantes de esportes outdoor ou pessoas que tomaram muito sol podem ser acometidas pela queilite actínica (lesão pré-maligna que acomete principalmente o lábio inferior). O problema pode ser ainda maior, já que isso pode se transformar em um tumor maligno da pele.
Olhos em destaque
Mas e se a corredora quer dar um up nos olhos para correr? “O curvex deve ser aplicado corretamente, sem pinçar a borda da pálpebra e sem se aproximar muito dessa área para evitar a inflamação de glândulas locais ou dos cílios”, orienta a dermatologista.
A especialista ainda enfatiza que as mulheres devem escolher um rímel mais firme, que não borre fácil ou escorra dentro dos olhos.

Sensibilidade na pele
Para quem tem sensibilidade à maquiagem comum, a boa notícia é que existem cosméticos orgânicos. Porém, Michele afirma que a melhor saída para a esportista é usar protetor solar com base em gel-creme ou fluido oil-free. Depois disso, é só passar um protetor em forma de pó compacto por cima para deixar o produto mais firme na pele.
“Se for um protetor em creme, que hidrate muito a pele, facilmente ele irá escorrer e sair. O problema é que essa saída irregular pode gerar manchas na pele e deixá-la exposta, facilitando a ocorrência do câncer de pele. Além disso, essa exposição também causa envelhecimento precoce”, alerta a especialista.
Fonte:
http://.uol.com.br/h/noticias/
Por Denise Duarte

Comentar

Comentários