Passear pelo Ribeirão da Ilha, localizado no sul da ilha (Floripa), é como voltar no tempo. Afinal, estamos falando de um dos bairros mais charmosos e tradicionais de Floripa, onde a arquitetura açoriana e os costumes típicos locais seguem preservados.
Separei 3 razões para você conhecer o lugar. Veja:
1 – Cultura preservada e muito charme
Como já foi dito logo no início da matéria, não estamos falando de um bairro qualquer, mas sim do “acervo histórico mais antigo e original da Ilha de Santa Catarina”, segundo o professor PHD em ciências humanas e sociais e pesquisador da colonização açoriana, Nereu do Vale Pereira.
Isto fica bem claro quando, por exemplo, observamos a arquitetura das residências locais, ou visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806.
2 – A melhor ostra do Brasil
As fazendas de ostras do Ribeirão da Ilha são uma atração a parte. Ali são cultivadas as melhores ostras do Brasil, e oportunidades para o visitante apreciar o molusco não faltam: há restaurantes de diversos estilos, seja com mesas na beira da praia, com deques ou vista panorâmica, todos especializados em frutos do mar.
3 – O manezinho típico está ali
O típico manezinho da ilha, quando se fala por aí, não é uma lenda… ele existe sim, e o Ribeirão da Ilha é seu reduto. Conversar com os mais antigos moradores da região, ouvir suas histórias e lendas, ao mesmo tempo que se aprecia as velhas rendeiras de bilros e suas mãos ágeis e habilidosas, é algo indescritível.
#
Então estamos combinados, na primeira oportunidade, dê uma passadinha no Ribeirão da Ilha, é logo ali, seu istepô! Com certeza você guardará esta experiência pelo resto da vida. 🙂