4 Coisas que você precisa saber antes de entrar no mar!

O litoral de Santa Catarina, assim como toda costa brasileira, recebe milhares de pessoas de todo o país e do mundo em busca de suas belas praias. Entretanto, para que sua diversão não se transforme em dor de cabeça, existem 4 coisas que você precisa saber antes de entrar no mar. Veja:

 

1 –  Identifique as correntes de retorno e as evite

Mar Perigoso

Se houver bandeiras vermelhas na praia, ótimo, sabemos que ali tem corrente de retorno ou a área é perigosa para banhistas por qualquer outro motivo. Entretanto, nem sempre essas áreas estão demarcadas e, neste caso, procure orientação com salva vidas sobre os locais mais seguros para se entrar no mar. Se não houver salva vidas por perto, então você pode buscar informações com algum surfista ou aprender a identificar uma corrente de retorno. Clique aqui e saiba como identificar uma corrente de retorno e sair dela. 

 

2 – Busque informações sobre a balneabilidade da água

Salubridade

É muito importante que você evite entrar no mar em locais onde a qualidade da água não seja segura para banhistas, evitando assim micoses e outras possíveis doenças. Em Santa Catarina, geralmente os locais não indicados possuem placas da FATMA com os dizeres: “Qualidade da água imprópria para banho”.

 

3 – Saiba como proceder em relação a queimadura de água viva

Água Viva

Com o aquecimento das águas durante o verão, o aparecimento de águas vivas na costa catarinense e brasileira é constante. Caso você seja vítima dessas indesejáveis criaturas, nada de esfregar areia na pele ou lavar com água doce! O mais indicado é lavar o local com vinagre ou, melhor ainda, buscar auxílio de salva vidas. Clique aqui e saiba mais sobre como proceder em casos de queimadura de água viva.

 

4 – Respeite a natureza

Praia com sujeira

Isto é muito importante! Respeite a natureza jamais jogando lixo de qualquer espécie no mar ou na areia da praia. Deposite os dejetos na lixeira ou, caso não encontre uma, leve-os da praia com você até que encontre um local apropriado para deposita-los. Felizmente as praias de Santa Catarina estão entre as mais limpas do Brasil… vamos mante-las assim? Que tal? :)

 

Bônus: cuidado com tubarões

Bom, esta dica não se aplica aos banhistas das águas catarinenses, mas se você for curtir o mar de Recife-PE, principalmente na praia de Boa Viagem, é preciso muita atenção, pois não raramente banhistas são vítimas de tubarões na região. Desta forma, informe-se com salva vidas sobre os locais mais seguros.

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.