5 Cidades para ver neve em Santa Catarina

Bom Jardim da Serra

Quando se fala em neve, logo lembramos daquelas lindas paisagens que são bastante comuns na América do Norte e Europa, certo? Pois então, talvez você não saiba, mas não precisamos ir até o Canadá ou Alemanha para admirarmos esse fenômeno pessoalmente: Também temos neve em Santa Catarina, basta dar “pulinho” na serra catarinense, e contar com um pouco de sorte!

:: Neve em Santa Catarina? Tem também…

Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais ocorre este fenômeno devido as condições climáticas do seu planalto sul, e as precipitações podem ser observadas praticamente todos os anos. A passagem de uma frente fria pela região, aliada a uma forte massa de ar frio, de origem polar, favorece a ocorrência do fenômeno.

Veja a baixo 5 cidades onde cai neve em Santa Catarina:

1 – Canoinhas

Neve em Santa Cataria
Neve em Canoinhas – Foto: Giorgia Waldmann

No planalto norte, com relevo constituído de um planalto de superfícies planas, onduladas e montanhosas, A menor temperatura registrada na cidade foi de -12ºC, no dia 7 de agosto de 1963. segundo Wikipedia, colonização alemã, com arquitetura tipica, é também conhecida como a terra da erva mate.

2 – Urubici

Neve em Urubici

Muita conhecida pela geografia e belezas naturais como cachoeiras, cavernas, cânions e serras. Tem como principal atração o Morro da Igreja, considerado o local mais frio do Brasil, a 1822 metros de altitude, de lá você pode avistar a Pedra Furada e se estiver em dia com boa visibilidade até o mar que está a 100 km, distante 60 km de São Joaquim, 158 km de Florianópolis e 454 km de Porto Alegre.

3 – São Joaquim

Com população estimada em 2014 era de 26.045 habitante  situada no planalto serrano, ( distante 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis), chegando a -10 graus. além do turismo rural tem a produção de vinhos e maças, além do frio como atrações.

Neve em São Joaquim

4 – Bom Jardim da Serra

Segundo censo do IBGE de 2010, era de 4 400 habitantes. , muitas atrações ao ar livre estão a sua espera em Bom Jardim da Serra, como Mirante da Serra do Rio do Rastro , Canyon das Laranjeiras, Cascata da Barrinha, Parque Eólico de Bom Jesus da Serra , são mais de 30 cachoeiras para visitar em Bom Jardim da Serra. 

Bom Jardim da Serra

5 – Urupema

Urupema em 2013

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com temperatura média anual de 13 graus,  ponto mais alto do município é o Morro das Torres (ou Morro das Antenas, antigo Morro do Campo Novo), com 1.726 metros de altitude. É um dos pontos mais frios do Brasil, juntamente com o Morro da Igreja e o Morro da Bela Vista do Guizoni, ambos próximos da borda da Escarpa da Serra Geral. são pontos certos para ver geada e neve.

:: Outras cidades

Moradores e turistas de Lages, Otacílo Costa, Xanxerê, Bom Retiro, Fraiburgo, dentre outras, também já presenciaram a ocorrência de neve, entretanto com menos frequência em relação as cidades citadas a cima.

Veja mais:

05 pontos mais altos de Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: quando, onde e por que ocorre. 

05 cachoeiras espetaculares para conhecer em Santa Catarina 

:: Se eu for para a serra catarinense vou ver neve de certeza?

A resposta é talvez! De fato a serra catarinense é a região do país onde o fenômeno é mais comum, entretanto algumas “combinações climáticas” são essenciais para tal acontecimento, conforme explica a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia:

neve_condições

1. Frio: a necessidade do frio para que haja neve é conhecida. Porém, as massas de ar polar que trazem o frio para o Estado são sistemas de ar seco e frio. Logo, o ar seco inibe a formação de nuvens e, sem elas, não há precipitação nem ocorrência de neve.

2. Intensidade: é necessário que o frio seja intenso em boa parte da atmosfera para que a nuvem de chuva se desenvolva dentro de uma camada gelada, criando ainda dentro da nuvem flocos cristalinos com um formato especial, alongado.

3. Ambiente: quando esse floco sair de dentro da nuvem, precisa encontrar um ambiente frio suficiente para mantê-lo com essas características até atingir o chão. A partir daí, quando o floco atinge a superfície, ele se acumula ou pelo menos fica por alguns minutos com esse formato.

Portanto, fique de olho na previsão do tempo e boa sorte. 😉

Comentar

Comentários