5 Cidades para ver neve em Santa Catarina

Agende seu passeio em Florianópolis




Bom Jardim da Serra

Quando se fala em neve, logo lembramos daquelas lindas paisagens que são bastante comuns na América do Norte e Europa, certo? Pois então, talvez você não saiba, mas não precisamos ir até o Canadá ou Alemanha para admirarmos esse fenômeno pessoalmente: Também temos neve em Santa Catarina, basta dar “pulinho” na serra catarinense, e contar com um pouco de sorte!

:: Neve em Santa Catarina? Tem também…

Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais ocorre este fenômeno devido as condições climáticas do seu planalto sul, e as precipitações podem ser observadas praticamente todos os anos. A passagem de uma frente fria pela região, aliada a uma forte massa de ar frio, de origem polar, favorece a ocorrência do fenômeno.

Veja a baixo 5 cidades onde cai neve em Santa Catarina:

1 – Canoinhas

Neve em Santa Cataria
Neve em Canoinhas – Foto: Giorgia Waldmann

No planalto norte, com relevo constituído de um planalto de superfícies planas, onduladas e montanhosas, A menor temperatura registrada na cidade foi de -12ºC, no dia 7 de agosto de 1963. segundo Wikipedia, colonização alemã, com arquitetura tipica, é também conhecida como a terra da erva mate.

2 – Urubici

Neve em Urubici

Muita conhecida pela geografia e belezas naturais como cachoeiras, cavernas, cânions e serras. Tem como principal atração o Morro da Igreja, considerado o local mais frio do Brasil, a 1822 metros de altitude, de lá você pode avistar a Pedra Furada e se estiver em dia com boa visibilidade até o mar que está a 100 km, distante 60 km de São Joaquim, 158 km de Florianópolis e 454 km de Porto Alegre.

3 – São Joaquim

Com população estimada em 2014 era de 26.045 habitante  situada no planalto serrano, ( distante 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis), chegando a -10 graus. além do turismo rural tem a produção de vinhos e maças, além do frio como atrações.

Neve em São Joaquim

4 – Bom Jardim da Serra

Segundo censo do IBGE de 2010, era de 4 400 habitantes. , muitas atrações ao ar livre estão a sua espera em Bom Jardim da Serra, como Mirante da Serra do Rio do Rastro , Canyon das Laranjeiras, Cascata da Barrinha, Parque Eólico de Bom Jesus da Serra , são mais de 30 cachoeiras para visitar em Bom Jardim da Serra. 

Bom Jardim da Serra

5 – Urupema

Urupema em 2013

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com temperatura média anual de 13 graus,  ponto mais alto do município é o Morro das Torres (ou Morro das Antenas, antigo Morro do Campo Novo), com 1.726 metros de altitude. É um dos pontos mais frios do Brasil, juntamente com o Morro da Igreja e o Morro da Bela Vista do Guizoni, ambos próximos da borda da Escarpa da Serra Geral. são pontos certos para ver geada e neve.

:: Outras cidades

Moradores e turistas de Lages, Otacílo Costa, Xanxerê, Bom Retiro, Fraiburgo, dentre outras, também já presenciaram a ocorrência de neve, entretanto com menos frequência em relação as cidades citadas a cima.

Veja mais:

05 pontos mais altos de Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: quando, onde e por que ocorre. 

05 cachoeiras espetaculares para conhecer em Santa Catarina 

:: Se eu for para a serra catarinense vou ver neve de certeza?

A resposta é talvez! De fato a serra catarinense é a região do país onde o fenômeno é mais comum, entretanto algumas “combinações climáticas” são essenciais para tal acontecimento, conforme explica a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia:

neve_condições

1. Frio: a necessidade do frio para que haja neve é conhecida. Porém, as massas de ar polar que trazem o frio para o Estado são sistemas de ar seco e frio. Logo, o ar seco inibe a formação de nuvens e, sem elas, não há precipitação nem ocorrência de neve.

2. Intensidade: é necessário que o frio seja intenso em boa parte da atmosfera para que a nuvem de chuva se desenvolva dentro de uma camada gelada, criando ainda dentro da nuvem flocos cristalinos com um formato especial, alongado.

3. Ambiente: quando esse floco sair de dentro da nuvem, precisa encontrar um ambiente frio suficiente para mantê-lo com essas características até atingir o chão. A partir daí, quando o floco atinge a superfície, ele se acumula ou pelo menos fica por alguns minutos com esse formato.

Portanto, fique de olho na previsão do tempo e boa sorte. 😉

Comentar

Comentários

oi