Diferenças entre neve, geada e sincelo

Basta começar o inverno em Santa Cataria e as paisagens serranas do estado já começam a “embranquecer”, seja por causa da neve, geada ou sincelo. Mas afinal, qual a diferença entre esses fenômenos? Vejamos:

 

:: Neve

Neve em Santa Cataria

Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d’água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve que caem em pequena quantidade.




:: Geada

Geada em Santa Catarina

A geada é formada no chão e não no céu, quando o vapor d’água próximo ao solo congela, dando origem a uma camada de pequenas agulhas geladas. Para que ela ocorra, a temperatura do ar deve cair abaixo de zero.




:: Sincelo

Sincelo em Santa Catarina

Este lindo fenômeno é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície.

Enfim, diferenças a parte, o fato é que o inverno é uma das épocas do ano mais aguardadas em Santa Catarina e o motivo é simples: o estado é o campeão nacional quando o assunto é a ocorrência desses lindos fenômenos! E você, já decidiu quais cidades serranas irá visitar este ano?

Fontes: Diário Catarinense e mundoestranho.abril.com.br

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.