Neve e temperaturas negativas são registradas em Santa Catarina

Vegetação amanheceu congelada nesta quinta em Urupema - Foto Jean Souza
Vegetação amanheceu congelada nesta quinta em Urupema – Foto Jean Souza

Moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, registraram pequenos flocos de neve por volta das 20h de quarta-feira (27), segundo a Epagri/Ciram, quando a termperatura chegou a -1°C. No Morro da Antena, em Urupema, na mesma região, a temperatura chegou a -2°C até a meia-noite, com uma sensação térmica de -21°C.

“O ar começou a secar, então, a neve caiu em flocos, nas áreas altas de São Joaquim. As temperaturas negativas somadas à umidade são a equação necessária para o registro de neve”, explicou a meteorologista Marilene de Lima.




Previsão desta quinta

Por volta das 6h30 desta quinta-feira (28), a temperatura era de -3°C, em Urupema, com sensação térmica de -24°C. Pouco antes, às 5h, no Morro das Antenas, em Urupema, o frio chegou a -2,9°C, no mesmo horário, e a cidade registrou 0,1ºC.

Em Uribici, no Morro da Igreja, também na Serra catarinense, um dos pontos mais altos da cidade, os termômetros marcavam -3,5°C às 5h, enquanto na cidade era de -1,7°C.

Em Bom Jardim da Serra, também na Serra, os termômetros chegaram a 1,6ºC, conforme a Epagri/Ciram. Apesar do frio intenso do início da manhã, a chance de mais neve durante o dia é remota, já que há pouca umidade no ar.

O Norte catarinense também teve temperaturas muito baixas, como Campo Alegre 1,5ºC e Rio Negrinho 1,6ºC. No Oeste, Campos Novos e Curitibanos tiveram 1,3ºC e Ponte Serrada com 1,7ºC.

“Teremos sol entre nuvens ao longo do dia. Durante à tarde, as temperaturas ficam entre 17ºC e 19ºC, já na Serra e Oeste, 10ºC a 12ºC”,disse o meterologista Leandro Puchalski .

Frio congelou as plantas na Serra de SC
Frio congelou as plantas na Serra de SC

Sincelo

Ainda na manhã desta quinta, na Serra catarinense, pasto e vegetação amanheceram congelados. O fenômeno sincelo foi registrado, caracterizado pelo congelamento das gotas de água do nevoeiro em suspensão, ao tocar com alguma superfície.

Via www.g1.globo.com

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.