42 ou 100? Afinal, quantas praias têm em Floripa?

Praia da Lagoinha do Leste
Praia da Lagoinha do Leste

Desde que nasci ouço dizer que Floripa possui 42 praias ao longo de sua costa. Entretanto, nos últimos anos, este número parece ter ficado defasado com o resultado de um novo levantamento: 100 praias seria a quantidade correta. Vamos entender um pouco melhor…

:: De onde vem esta história de 42 praias?

O estudioso de história, Gelci José Coelho, o Peninha, conta que o pesquisador de cultura açoriana e folclorista Franklin Cascaes encontrou 42 praias ao percorrer a Ilha de SC na década de 1960. Não se sabe quais praias entraram no registro de Cascaes, porque o levantamento foi extraviado, mas o fato é que o número “pegou” e serve como referência até hoje quando o assunto vem à tona.

:: Novo levantamento

O pesquisador de Ciências Humanas e Sociais Nereu do Vale Pereira transformou a curiosidade sobre a quantidade de praias de Florianópolis em trabalho. Ele mesmo peregrinou do setor ilhéu ao continental da cidade, considerando marcos geográficos e ouvindo dos moradores as histórias de cada praia visitada.

No levantamento, entraram na conta praias formadas em lagoas e em outras 31 pequenas ilhas que integram o município, como a Ilha de Ratones. Para Pereira, praias são “todo debruçar de mar, rios e lagos, seja sobre areia, terra, pedra ou capim”, com delimitações naturais, como recortes ou elevações da parte terrestre. Todas as encontradas pelo professor no município estão elencadas no livro Descortinando as 100 belas praias de Florianópolis. O professor, que conhece a Capital como “as próprias unhas”, considera que, depois do minucioso estudo, o conhecido número de 42 praias ficou velho, definitivamente ultrapassado.

— As pessoas podem não ter ido a todas elas, mas que as 100 existem, existem — garante Nereu..

:: Conclusão

A conclusão que chego é que não importa o número absoluto de praias existentes em Floripa, o que nos interessa mesmo é que TODAS sejam preservadas, independentemente de somarem 42 ou 100.

Fonte: www.clicrbs.com.br

 

Comentar

Comentários