E a chuva segue fazendo estrago em Santa Catarina

Ao menos 1,6 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em Santa Catarina desde quinta-feira (8), passando de 14 para 19 o número de municípios afetados pelo mau tempo. Pelo menos 300 casas foram danificadas por vento e pancadas de chuva fortes, alagamentos e, em alguns casos, até granizo, conforme balanço divulgado no fim da manhã desta sexta-feira (9) pela Defesa Civil.

O município de Lebon Régis é o mais prejudicado. De acordo com o boletim de resposta aos desastres da Defesa Civil, foram 1 mil afetados na cidade. Um homem morreu vítima de uma descarga elétrica. Duzentas casas foram danificadas pelo granizo, além de prédios públicos. Culturas de cebola e alho também foram comprometidas.

A prefeitura decretou Situação de emergência na quinta-feira. A Defesa Civil usou nas últimas horas 10 rolos de lona, com 100 metros cada um para proteger a mobília das famílias.

Danos no Oeste
Abelardo Luz teve vendaval, mas os danos ainda estão em fase de levantamento. Em São Miguel do Oeste, a chuva intensa causou alagamentos em alguns pontos. Em São Carlos, cinco casas foram atingidas por enxurrada e deslizamentos.

Em Itapiranga, também houve vendaval, o que contribuiu para a queda de árvores. Xanxerê teve alagamentos pontuais. Lages enfrentou alagamentos e enxurradas.

Campo Belo do Sul também teve pontos de alagamentos. Timbó foi atingida por tempestade com queda temporária no fornecimento de energia elétrica.

A chuva intensa causou deslizamentos e alagamentos pontuais em São João do Oeste. Pelo menos sete casas foram alagadas. Em Anchieta, oito imóveis foram destelhados, houve ainda vendaval. Os ventos fortes também chegaram a Campo Erê.

O município de São Bento do Sul teve 10 casas destelhadas durante uma chuva de granizo. Em Bom Jesus do Oeste houve destelhamento, mas o número de casas afetadas ainda não foi divulgado.

Mafra também teve chuva de granizo, com seis casas destelhadas. Em Luis Alves, no Vale do Itajaí, ocorreram deslizamentos devido às chuvas.

Alagamentos em Porto União afetaram uma residência.  Em Joinville, uma casa foi atingida por uma árvore, após um vendaval. Em Vargeão, também houve ventos fortes, destelhamentos e queda de árvores.

Todos os dados estão em análise e poderão ser alterados conforme a compilação das informações por parte dos municípios.

Matéria original: /g1.globo.com

Comentar

Comentários