Urussanga é um dos mais autênticos redutos de colonização italiana de Santa Catarina. O município, fundado em 1878, é o que tem mais edificações incluídas no projeto Roteiros Nacionais de Imigração, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente nos mínimos detalhes. A cidade apresenta inúmeras cantinas e vinícolas abertas à visitação, em meio a parreirais que cobrem vales e outras paisagens de grande beleza. Aproveite sua visita para comprar produtos coloniais, vinhos artesanais e artesanato de qualidade. Boa oportunidade para isso são as festas do Vinho e o Rittorno alle Origini, que celebra o aniversário de fundação do Núcleo Colonial de Urussanga.
Abaixo, 4 razões para você visitar a cidade:
1 – Festa do Vinho
A tradicional comemoração tem desfiles, shows, apresentações folclóricas, artísticas e culturais, além de culinária italiana típica. Nos anos pares, em agosto, no Parque Municipal.
2 – Gastronomia
Deguste bons vinhos em passeios pelas vinícolas da região. Não deixe também de conhecer as cantinas da cidade, que servem deliciosos pratos da culinária italiana, e de experimentar os sucos de uva, queijos, embutidos e o café colonial.
3 – Turismo rural
Aproveite os belos cenários naturais de Urussanga hospedando-se em propriedades rurais e pousadas que oferecem várias atividades ao ar livre.
4 – Patrimônio histórico italiano
No Vale do Rio Maior são encontradas as principais edificações históricas do município, com destaque para a propriedade da família Cancelier (tombada como patrimônio federal) e para a Igreja de São Gervásio e Protásio, construída pelos primeiros imigrantes entre 1909 e 1914 (fica às margens da SC-446).
Fonte: Santur