Certamente todos já ouviram o termo “Manezinho da Ilha”, mas afinal, o que isto de fato significa? Quais as origens? E o mais importante: o que é ser Manezinho? Vamos desvendar este “mistério”.
PS. Os créditos do texto a seguir são do portal www.minhamarcaeflorianopolis.com.
#
O termo manezinho (diminutivo de Manuel) teve origem em Portugal e passou a ser usado depois no Brasil. Esta expressão foi criada num sentido pejorativo, para se referir a uma pessoa pouco inteligente ou com falta de iniciativa. Em Florianópolis foi usado inicialmente sobre os pescadores da Ilha pelos imigrantes alemães, como resposta ao trato que recebiam dos açorianos. Ao longo do tempo, após 1970, galegos (como os alemães eram chamados) e manezinhos deixaram de ser termos pejorativos e tornaram-se gentis.
Segundo Nereu do Vale Pereira no seu livro Santa Catarina a Ilha – 500 anos “o ilhéu é resultante de um complexo de misturas, simples e bondoso, religioso, pertinaz, sonhador, poético, musicista, forte e destemido” (p.19). Além de ter uma forte influência da cultura açoriana, como o conhecido sotaque manezinho, que é um falar arrastrado e rápido.
:: Mas então o que é ser manezinho?
Manezinho é essa pessoa que fala cantando, tem esse sotaque singular. Que acolhe bem quem vem de fora, que se veste de modo simples e descontraído fazendo contraste com a Ilha. Manezinho é aquele que sabe apreciar a dança do Boi de Mamão, aquele que ajuda na pesca da tainha para ganhar uma. Ser manezinho é um ser privilegiado por ter a sorte de nascer e viver neste paraíso cheio de natureza, cores e alegria!