Uma cidade totalmente remodelada e planejada no oeste catarinense, ressurgida das cinzas, ou melhor, das águas, assim poderíamos chamar esta simpática e acolhedora cidade, distante 500 km de Florianópolis.
A cidade foi reconstruída e reinaugurada em 1996 devido à construção da Usina Hidrelétrica Itá, que deu origem a um gigantesco lago de 141 km2 que hoje fornece energia para a região.
A barragem tornou-se então ponto turístico e a cidade assentada a poucos quilômetros do lado desenvolveu-se de maneira organizada e hoje acolhe turistas que vem ver suas belezas naturais e artificiais.
Vale a pena ir até o Mirante Caracol, que tem este nome devido ao seu desenho, circundando o morro ao longo do caminho até o cume possibilita visão fantástica de parte da cidade, do lago como também da usina, não deixe de levar sua maquina fotográfica.
Passado o momento de emoção, que tal um pouco de descanso em um programa totalmente anti-stress, com direito a banhos em águas termais dentro de um parque com 96.000 metros quadrados com área para camping, caminhadas e 18 piscinas. Há poucos quilômetros do centro de Ita, no Parque Termas de Itá.
Itá é isto mesmo, uma cidade reconstruída, um povo hospitaleiro, uma região de montanhas e mata nativa, vale a pena “descobrir”esta cidade, o amigo da viagem aconselha.