Simplesmente irresistível este Bolo Floresta Negra. Esta obra prima da culinária alemã é um toque de amor para você e sua família, veja a receita:
:: Ingredientes
Bolo:
– 3 xícaras de farinha de trigo com fermento
– 2 xícaras de açúcar refinado
– 1 e 1/4 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)
– 3/4 xícara de óleo (usei óleo de girassol)
– 2 ovos
– 2 xícaras de água quente
– 1 colher chá de bicarbonato de sódio
Recheio e Cobertura:
– Cereja em calda
– 500 a 600 ml de creme de leite fresco batido bem gelado (chantilly)
– 1/4 xícara (bem cheia) de Açúcar de confeiteiro
– Extrato de baunilha (opcional)
– 1 barra de chocolate amargo (pelo menos 50% cacau)
:: Preparo
1 – Comece untando e enfarinhando bem uma forma redonda com manteiga ligue o forno a 200 graus para pré-aquecer. Reserve. Em seguida, peneire os ingredientes secos: a farinha com o bicarbonato de sódio, chocolate em pó e o açúcar
2 – Misture bem até incorporar todos os ingredientes
3 – Acrescente o óleo e os dois ovos, misture. Aos poucos (e sem parar de misturar) acrescente a água quente até formar uma massa lisa e homogênea
4 – Despeje a massa na forma untada, dê leves batidinhas na forma contra a bancada para retirar possíveis bolhas de ar e deixar a massa uniforme, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus.
5 – Enquanto o bolo assa, prepare o recheio e cobertura. Coloque o creme de leite em uma vasilha e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Bata vigorosamente com um fuêt ou use a batedeira.
6 – Quando chegar na textura de chantilly, acrescente cerca de uma colher de sopa da calda da cereja e 1 colher de chá de essência de baunilha.
7 – Misture (sem bater) para incorporar. Reserve na geladeira. Em seguida, pique uma barra de chocolate amargo (mínimo 50% de cacau) em lascas irregulares. Reserve.
Dica: Não bata o creme de leite demais. Isso vai separar a gordura e talhar o creme, virando uma manteiga.
Dica 2: deixe o chocolate na geladeira alguns minutos antes de picar. Depois, coloque-o novamente na geladeira.
Para saber se o bolo está pronto, espete o palito bem no centro do bolo, se sair limpo, está pronto. Deixe o bolo esfriar naturalmente e desenforme.
Dica: não abra o forno nos primeiros 20 minutos. O ar frio que entra no forno pode fazer com que ele não cresça.
8 – Com o bolo totalmente frio, corte-o ao meio com a ajuda de uma faca serrilhada e grande. Umedeça as duas metades do bolo com um pouco da calda das cerejas*.
9 – Espalhe cerca de metade do chantilly na base do bolo. Pique as cerejas (separe algumas inteiras para decorar) e espalhe por cima do creme
10 – Com cuidado e com a ajuda de uma tábua, posicione a outra metade do bolo em cima do creme com cerejas. E com a outra metade do chantilly, cubra todo o bolo (reserve um pouco para decoração).
11 – Com a mão, “grude” o chocolate picado em toda a lateral do bolo. Em seguida, coloque o restante do creme em um saco de confeiteiro (ou saco tipo ziplock), faça um corte na ponta e faça pequenos picos de creme ao redor do bolo e um maior no centro. Decore com as cerejas inteiras restantes.
12 – Leve o bolo à geladeira até a hora de servir.
*A imagem é meramente ilustrativa