Bolo Floresta Negra – Receita

Bolo Floresta Negra - Receita

Simplesmente irresistível este Bolo Floresta Negra. Esta obra prima da culinária alemã é um toque de amor para você e sua família, veja a receita:

:: Ingredientes

Bolo:

– 3 xícaras de farinha de trigo com fermento

– 2 xícaras de açúcar refinado

– 1 e 1/4 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)

– 3/4 xícara de óleo (usei óleo de girassol)

– 2 ovos

– 2 xícaras de água quente

– 1 colher chá de bicarbonato de sódio

Recheio e Cobertura:

– Cereja em calda

– 500 a 600 ml de creme de leite fresco batido bem gelado (chantilly)

– 1/4 xícara (bem cheia) de Açúcar de confeiteiro

– Extrato de baunilha (opcional)

– 1 barra de chocolate amargo (pelo menos 50% cacau)

:: Preparo

1 – Comece untando e enfarinhando bem uma forma redonda com manteiga ligue o forno a 200 graus para pré-aquecer. Reserve. Em seguida, peneire os ingredientes secos: a farinha com o bicarbonato de sódio, chocolate em pó e o açúcar

2 – Misture bem até incorporar todos os ingredientes

3 – Acrescente o óleo e os dois ovos, misture. Aos poucos (e sem parar de misturar) acrescente a água quente até formar uma massa lisa e homogênea

4 – Despeje a massa na forma untada, dê leves batidinhas na forma contra a bancada para retirar possíveis bolhas de ar e deixar a massa uniforme, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus.

5 – Enquanto o bolo assa, prepare o recheio e cobertura. Coloque o creme de leite em uma vasilha e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Bata vigorosamente com um fuêt ou use a batedeira.

6 – Quando chegar na textura de chantilly, acrescente cerca de uma colher de sopa da calda da cereja e 1 colher de chá de essência de baunilha.

7 – Misture (sem bater) para incorporar. Reserve na geladeira. Em seguida, pique uma barra de chocolate amargo (mínimo 50% de cacau) em lascas irregulares. Reserve.

Dica: Não bata o creme de leite demais. Isso vai separar a gordura e talhar o creme, virando uma manteiga.

Dica 2: deixe o chocolate na geladeira alguns minutos antes de picar. Depois, coloque-o novamente na geladeira.

Para saber se o bolo está pronto, espete o palito bem no centro do bolo, se sair limpo, está pronto. Deixe o bolo esfriar naturalmente e desenforme.

Dica: não abra o forno nos primeiros 20 minutos. O ar frio que entra no forno pode fazer com que ele não cresça.

8 – Com o bolo totalmente frio, corte-o ao meio com a ajuda de uma faca serrilhada e grande. Umedeça as duas metades do bolo com um pouco da calda das cerejas*.

9 – Espalhe cerca de metade do chantilly na base do bolo. Pique as cerejas (separe algumas inteiras para decorar) e espalhe por cima do creme

10 – Com cuidado e com a ajuda de uma tábua, posicione a outra metade do bolo em cima do creme com cerejas. E com a outra metade do chantilly, cubra todo o bolo (reserve um pouco para decoração).

11 – Com a mão, “grude” o chocolate picado em toda a lateral do bolo. Em seguida, coloque o restante do creme em um saco de confeiteiro (ou saco tipo ziplock), faça um corte na ponta e faça pequenos picos de creme ao redor do bolo e um maior no centro. Decore com as cerejas inteiras restantes.

12 – Leve o bolo à geladeira até a hora de servir.

 

*A imagem é meramente ilustrativa

Comentar

Comentários

Edson Ribeiro

Posted by Edson Ribeiro

Paulista de nascimento, mas catarinense de coração. Edson Ribeiro, CEO na Agência de Marketing Digital Nashua Comunicação, há mais de uma década reside em Floripa. Porém, muito antes de se tornar um manezinho por opção, já frequentava Santa Catarina, de norte a sul, de leste a oeste.