Caminho dos Cânions, você precisa conhecer esta região!

Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas abruptamente recortadas pela Mãe Natureza, o Caminho dos Cânions apresenta também outras atrações no litoral e nas cidades do interior. Araranguá é a maior delas, com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina: o Morro dos Conventos. Vejam abaixo as principais atrações turísticas da região:

Balneário Gaivota

Balneário Gaivota

Com praias interligadas, dunas, lagoas, restingas e remanescentes de Mata Atlântica, Balneário Gaivota é um destino tranquilo a maior parte do ano. No verão, turistas vindos principalmente do Rio Grande do Sul mudam a rotina da cidade, ocupando os hotéis, pousadas e casas de veraneio. Surfe, pesca e motonáutica são praticados em toda a orla de cerca de 23 km. A movimentada Praia da Gaivota, no Centro, e a sossegada Lagoa Cortada, próxima à Praia da Janaina, são os principais atrativos do balneário. A Festa de São Sebastião, em janeiro, é o evento mais importante do município, atraindo milhares de fiéis até a igreja do bairro da Figueirinha, a 6 km do Centro.

Araranguá

Araranguá

Ecoturismo e compras são os dois principais atrativos de Araranguá, município colonizado por descendentes de açorianos, italianos, alemães e afro-brasileiros. A região central da cidade possui avenidas largas e comércio intenso, incluindo bares, restaurantes e casas noturnas. Indo para o litoral, o destaque são as praias, lagoas, dunas, restingas, furnas e a foz do Rio Araranguá. Um dos mais belos cartões-postais do Sul do país fica nessa região: o Morro dos Conventos. Em vários locais, a natureza proporciona condições perfeitas para a prática de voo livre, sandboard e atividades off-road, além de cavalgadas programadas para o Parque Aparados da Serra.

Passo de Torres

Passo de Torres

Localizada na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, Passo de Torres é um balneário bastante procurado por surfistas. As praias dos Molhes, Rosa do Mar e Bella Torres são as mais famosas. Outras atrações são os passeios de barco para a Ilha dos Lobos (RS), unidade de conservação ambiental criada para proteger lobos e leões-marinhos, e o Morro dos Macacos, parque de proteção do macaco-prego, a 8 km do Centro. Destaque também para a Festa Nossa Senhora dos Navegantes (fevereiro) e a Festa do Peixe e do Pescador (maio, nos anos ímpares).

Sombrio

Sombrio

As atrações naturais e o turismo de compras são os principais destaques de Sombrio. O município possui indústrias calçadista, cerâmica, moveleira e alimentícia, além de artesanato de qualidade. O Calçadão Cultural e a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua são visitas obrigatórias no Centro, onde se percebe os traços da colonização açoriana e portuguesa, predominantes na região. Não deixe também de fazer um passeio pela Lagoa do Sombrio – a maior lagoa de água doce do estado – o Morro da Moça e o complexo Furnas de Sombrio, conjunto de quatro grutas localizado às margens da BR-101.

Fonte: turismo.sc.gov.br/

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.