Ciclo turismo no Vale Europeu: Rota das cachoeiras e caminho dos anjos.

Agende seu passeio em Florianópolis




vale europeu ciclo rota cachoeiras

Circuito de cicloturismo no Vale Europeu revela a natureza exuberante desta região do estado de Santa Catarina. O percurso passa por nove municípios de Santa Catarina.

São 350 quilômetros, num trajeto repleto de cachoeiras e riachos.

Chamam de Vale Europeu. Às vezes, mais parece um vale encantado. Um lugar onde a natureza caprichou no desenho. E a gente que lá chegou fez questão de enfeitar ainda mais. Foi assim que os moradores fizeram daquele pedacinho de Santa Catarina um lugar muito especial para se viver. E o melhor é que dá para conhecer cada palmo desse caminho.

Você já pensou em fazer turismo sobre duas rodas? Pois o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil foi criado no Vale Europeu, nove anos atrás. Ele tem atraído gente de todo o país e também do exterior. A equipe do Globo Repórter percorreu o circuito.
O mapa da aventura começa e termina na cidade de Timbó. O percurso todo passa por nove municípios. São 350 quilômetros. É força no pedal. Completar a volta leva uma semana.
Uma coisa legal desse circuito é que a maior parte dele – 90% do trajeto – é feita em estradas de chão batido. São estradinhas que vão ligando as cidades pelo interior. Assim se evita o asfalto e se aproveita muito mais a natureza, como a Cachoeira do Baú. São 35 metros de queda livre. A região toda é conhecida como o Vale das Cachoeiras. São centenas delas. Ninguém sabe ao certo quantas cachoeiras existem na região.

vale europeu caminho dos anjos bike

Caminho dos Anjos, uma obra de fé esculpida por um só homem

O Caminho dos Anjos é um dos lugares mais diferentes e curiosos do circuito de cicloturismo no Vale Europeu. Seu Paulo Notari tem 86 anos. É agricultor. Homem de muita fé. “A primeira coisa que Deus fez foi os anjos e a segunda fomos nós. Então aqui é um pequeno paraíso da minha cabeça”, conta.
Seu Paulo tinha um sonho. Queria construir o portal do paraíso. Primeiro foi uma imagem de Cristo, inspirada na do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Depois vieram os anjos, e não foi nada fácil. Foi com barro e com as próprias mãos que ele deu forma às estátuas.
O resultado é impressionante. Mais do que isso: emocionante. Uma legião de 62 anjos. Estão lá como que a guardar a estradinha que passa na frente da casa do seu Paulo, no interior da cidade de Rodeio, no Vale Europeu.

Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2016/02/circuito-de-cicloturismo-revela-natureza-exuberante-do-vale-europeu.html

Comentar

Comentários

oi