É possível ocorrer tsunami em Santa Catarina?

Tsunami no Brasil - Imagem ilustrativa
Tsunami no Brasil – Imagem ilustrativa

Recentemente os catarinenses foram surpreendidos com a última revelação do vidente Carlinhos, famoso por acertar previsões como a morte de Eduardo Campos e resultados da última Copa do Mundo (clique aqui e saiba mais): Balneário Camboriú será devastada por um tsunami!

Mas o que dizem os especialistas (cientistas, é claro)? É possível ocorrer um tsunami no Brasil, e consequentemente em Santa Catarina? Veja o que Rodolfo Ferreira Alves Pena – Mestre em Geografia – tem a dizer…

:: Tsunami no Brasil?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender quais são as causas dos tsunamis, com destaque para aquelas que são mais comuns. No geral, as ondas gigantescas formam-se, resumidamente, por:

– fortes terremotos no assoalho oceânico, que “sacodem” as águas;

– erupções vulcânicas de grandes proporções no mar ou com grande derramamento de material sólido no oceano;

– impacto de asteroides ou casos semelhantes no oceano.




De todas essas causas possíveis, a mais comum delas é a resultante dos terremotos, responsáveis por mais de 99% dos casos registrados. Diante disso, podemos dizer que é praticamente impossível haver um tsunami no Brasil, haja vista que o território brasileiro e suas áreas circundantes encontram-se em áreas estáveis, no interior geográfico de uma placa tectônica. Nesse tipo de área, os terremotos podem até ocorrer, mas sem as proporções necessárias para acarretarem grandiosos desastres.

A única possibilidade de tsunami no Brasil, ainda que muito remota, é uma suposta erupção do vulcão “Cumbre Vieja”, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias. Nessa hipótese, tal erupção seria forte a ponto de danificar grave e abruptamente a ilha em que ele se encontra e lançar mais de 500 toneladas de terra no Oceano Atlântico, provocando fortes ondas que, entre outros lugares, atingiriam o Brasil.




:: Santa Catarina estaria salva

Nesse cenário, se um tsunami atingisse o Brasil por conta de uma erupção do vulcão “Cumbre Vieja“, ele ocorreria em estados da região Norte e Nordeste do país, principalmente nos estados do Amapá e do Pará.

Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. “Tsunamis no Brasil: possibilidade ou lenda?”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/tsunamis-no-brasil-possibilidade-ou-lenda.htm>

Comentar

Comentários

Júnior Silva

Posted by Júnior Silva

Júnior Silva, natural da Ilha da Magia, além de um apaixonado por Santa Catarina, é diretor de projetos na agência de marketing digital Casanobre Dgital e colaborador do Blog Amigo de Viagens, da página Viva a Bela e Santa Catarina. Graduado em Sistemas para Internet, também é guitarrista e fã incondicional de Raul Seixas e Aerosmith. Por incrível que pareça, não curte games (wtf?), mas é viciado em South Park, o desenho animado mais politicamente incorreto do universo.