Fenaostra, uma festa tipicamente manezinha

Ostras de Florianópolis

 

A 1ª edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana – Fenaostra – foi realizada em 1999 com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. O festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina, tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros movimentando o setor turístico e a cada edição recebe um número maior de visitantes.

Consolidada como a única promoção do gênero no país a reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, o evento já faz parte do calendário de festas de outubro de Santa Catarina.

A Fenaostra é realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Secretaria de Educação, Secretaria de Pesca, Guarda Municipal, além da Polícia Militar e ainda conta com o apoio do Funturismo.

 

O vídeo abaixo é de 2013, mas é o suficiente para termos uma boa noção do que rola:

 

:: Curiosidade

A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra. O molusco começou a se tornar mais frequente na mesa dos catarinenses a partir do início da criação local das ostras e desde 1988 a reprodução é feita com sucesso em Florianópolis.

*Fonte: www.pmf.sc.gov.br/

 

banner_rodape_post_1

 

Comentar

Comentários