O Brasil é um país tropical, conhecido mundialmente pela beleza de suas praias e sua cultura. Em Santa Catarina, localizada na região sul do país, não poderia ser diferente: são mais de 500 praias paradisíacas ao longo de seu litoral. Porém, estamos no inverno, e o assunto agora é outro. Prepare seu agasalho, pois vamos dar um pulo no planalto serrano e conhecer o fenômeno que atrai milhares de turistas durante esta época do ano: a neve!
Frio, muito frio mesmo
O planalto serrano catarinense, a uma altitude entre 900 e 1.800 metros, é considerada a região mais fria do Brasil. Durante o inverno , a temperatura média não passa dos 10 graus, chegando estar, não raramente, abaixo de zero. Foi nesta região, na cidade de Urubici, onde foi registrada a menor temperatura no país: −17,8°C, em 29 de junho de 1996. De fato, um frio intenso!
E a neve, como e onde ocorre?
Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais ocorre este fenômeno devido as condições climáticas do seu planalto sul e as precipitações podem ser observadas praticamente todos os anos. A passagem de uma frente fria pela região, aliada a uma forte massa de ar frio e seco, de origem polar, favorece a ocorrência de neve. Vejamos as cidades catarinenses onde a ocorrência é mais frequente (a ordem é aleatória):
- Urubici
- São Joaquim
- Urupema
- Bom Jardim da Serra
Abaixo, vejamos algumas cidades onde o fenômeno ocorre de forma apreciável, porém, não é comum todos os anos:
- Bom Retiro
- Otacílo Costa
- Lages
- Fraiburgo
- Curitibanos
- Monte Castelo
*A imagem principal é meramente ilustrativa.
Gostaram? Não precisamos ir tão longe, em Santa Catarina podemos apreciar este belo fenômeno que é característica dos países do hemisfério norte. Então, estamos combinados, neste inverno coloque a serra catarinense no seu roteiro de viagem. Até a próxima.