Primeira colônia alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara ainda mantém o clima rural e a vida tranquila da época em que foi fundada, em 1829. Os produtos artesanais do município merecem destaque, em especial a aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água. Se você aprecia a bebida, não deixe de fazer a Rota da Cachaça, promovida pela Casa de Cultura. A instituição oferece também roteiros para conhecer outras atrações históricas e culturais da cidade.
::Principais atrações:
– Igreja Matriz São Pedro de Alcântara: A alta cúpula lembra a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída em 1929, no primeiro centenário da imigração alemã, fica numa elevação de onde se avista todo o centro da cidade.
– Festas típicas: Festas do Colono e do Motorista, Oktobertanz e Festa do Recheio.
– Gastronomia alemã: Saboreie um típico café colonial e adquira deliciosos produtos coloniais.
– Rota das cachaças: O roteiro visita vários engenhos de cachaça, onde se pode conhecer o processo de fabricação da bebida. Organizado pela Casa da Cultura, mediante agendamento. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.
– Pesque-Pague São Pedro: Pesca de pacu, tilápia e carpa. Dispõe de churrasqueira e banheiros. Não serve refeições.
Agosto a maio, de quarta a domingo, das 7h30min às 20h.
– Parque aquático: Recanto das Pedras, pequeno parque em meio à Mata Atlântica. Serve café colonial e almoço para grupos, sob encomenda. Novembro a março, terça a domingo e feriados, 9h às 19h.
Fonte: Santur
Fotos: Santur