São Pedro de Alcântara: histórias e belezas na primeira colônia alemã de Santa Catarina

Entrada de São Pedro de Alcântara
Entrada de São Pedro de Alcântara

Primeira colônia alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara ainda mantém o clima rural e a vida tranquila da época em que foi fundada, em 1829. Os produtos artesanais do município merecem destaque, em especial a aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água. Se você aprecia a bebida, não deixe de fazer a Rota da Cachaça, promovida pela Casa de Cultura. A instituição oferece também roteiros para conhecer outras atrações históricas e culturais da cidade.

::Principais atrações:

– Igreja Matriz São Pedro de Alcântara: A alta cúpula lembra a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída em 1929, no primeiro centenário da imigração alemã, fica numa elevação de onde se avista todo o centro da cidade.

– Festas típicas: Festas do Colono e do Motorista, Oktobertanz e Festa do Recheio.

– Gastronomia alemã: Saboreie um típico café colonial e adquira deliciosos produtos coloniais.

– Rota das cachaças: O roteiro visita vários engenhos de cachaça, onde se pode conhecer o processo de fabricação da bebida. Organizado pela Casa da Cultura, mediante agendamento. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.

– Pesque-Pague São Pedro: Pesca de pacu, tilápia e carpa. Dispõe de churrasqueira e banheiros. Não serve refeições.
Agosto a maio, de quarta a domingo, das 7h30min às 20h.

– Parque aquático: Recanto das Pedras, pequeno parque em meio à Mata Atlântica. Serve café colonial e almoço para grupos, sob encomenda. Novembro a março, terça a domingo e feriados, 9h às 19h.

Fonte: Santur
Fotos: Santur

 

Comentar

Comentários